Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Pontifícia Universidade Católica de Campinas

AUTORES: Elisa Pereira Ramalho (Autor)
Geraldo Sabino Ricardo Filho (Orientador)
Título
Patrimônio Cultural, Educação e Cidadania Ativa na escola municipal Clodilte Barraquet Van Zubin
Palavras-Chave
Patrimônio. Conscientização. Cidadania.
Resumo
O Projeto de Extensão desenvolvido na Escola Municipal Clotilde Barraquet Von Zuben, localizada em Campinas, São Paulo, tem o intuito de elaborar um inventário do patrimônio cultural, dentro de uma dimensão educacional, a fim de conscientizar os educandos de sua cidadania ativa, refletida na forma como a ideia de identidade pode emergir dessa temática. O objetivo é desenvolver práticas ligadas à educação Patrimonial, contribuindo para a reflexão da comunidade sobre seus diversos bens materiais e imateriais e as maneiras de conhecê-los, divulgá-los e socializá-los mediante o registro das memórias dispersas, ampliando a compreensão da diversidade cultural como parte da construção da cidadania ativa. A metodologia aplicada baseia-se, principalmente, em Freire, utilizamos do conceito dialógico, no qual se articula a produção cultural dos alunos, num despertar sobre si e sobre o outro, buscando a alteridade do patrimônio cultural local. As referências teóricas são baseadas em Evelina Grumberg e o Manual de Aplicação, ambos do IPHAN. Temos por base atividades de estudo do meio e oficinas, cujo público alvo poderá registrar o seu mundo, compartilhando a realidade do outro, que convive no mesmo espaço, possuindo características em comum e sendo construtores de memória. Serão oferecidos meios para refletir sobre a cidadania ativa dos protagonistas no escopo de entender o seu papel como sujeitos de sua própria identidade. Acredita-se num processo didático no qual se articula a produção cultural dos alunos, despertando os olhares sobre si e o outro, buscando assim a alteridade do patrimônio local. Almeja-se, com os resultados, constituir, a partir dos materiais produzidos, um meio de reflexão sobre o patrimônio na escola, não como um espaço a ser preservado, mas como um lugar em que muitos patrimônios culturais das pessoas do seu entorno sejam compartilhados e dimensionados na cidadania plena de todos os indivíduos.
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