Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Escola Federal de Engenharia de Itajubá

AUTORES: Frederico Siman Martino (Autor)
Flávia de Moura Machado (Autor)
Anderson de Assis Moraes (Orientador)
Bianca Cabral Caldeira (Orientador)
Victor Celso Silva Moreira (Autor)
Título
Interfaces entre ensino, pesquisa e extensão em uma unidade de conservação – Parque Estadual Mata do Limoeiro – Itabira/MG
Palavras-Chave
Recursos hídricos; preservação ambiental, qualidade da água.
Resumo
A água é um recurso indispensável para a sobrevivência e desenvolvimento da sociedade, porém, as frequentes intervenções antrópicas na natureza ocasionam inúmeros desequilíbrios ambientais, afetando o ciclo hidrológico e a qualidade deste recurso. Assim, a importância da preservação é evidente, bem como uma maior gama de pesquisas relacionadas a esta área. Através das atividades extensionistas foi possível desenvolver a pesquisa e a consolidação do ensino de diferentes disciplinas. O trabalho foi realizado no Parque Estadual Mata do Limoeiro (PEML), em Itabira, MG, e teve como objetivo registrar as nascentes no interior e no entorno do PEML e ações antrópicas que podem interferir na qualidade de suas águas e a partir disso, elaborar um mapa e um quadro descritivo contendo informações pertinentes de cada ponto registrado, com sugestões de intervenções com as comunidades locais. A metodologia aplicada se dividiu em: (I) Identificação das nascentes e pontos relevantes, (II) Elaboração de um mapa e quadro descritivo, (III) intervenções com as comunidades locais. A etapa I se fez a partir de buscas em campo e posteriormente o registro das informações que iriam compor a etapa II. Para isso, foram realizadas diversas expedições a campo, as quais contaram com apoio de funcionários do PEML, sendo estes de extrema importância, em todas as etapas do projeto uma vez que os mesmos fazem parte das comunidades locais. Foram catalogados 48 pontos e a partir destes foram elaborados o quadro descritivo, possibilitando a identificação dos pontos preservados e os que sofrem algum tipo de ação antrópica e por ultimo propostas de intervenções com as comunidades. Os objetivos propostos foram alcançados e no que se refere aos três pilares da universidade – ensino, pesquisa e extensão, o trabalho agregou um enorme ganho acadêmico aos graduandos, contribuindo para a formação dos discentes nesses três pilares da formação universitária.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros