Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Andressa Kemer (Autor)
Simone Bernardes da Fontoura (Co-Autor)
Leosane Cristina Bosco (Orientador)
Mônica Aparecida Aguiar dos Santos (Colaborador)
Título
CIÊNCIA NA ESCOLA: RELAÇÕES QUE APROXIMAM
Palavras-Chave
ensino médio, engenharia, estação meteorológica
Resumo
Historicamente o interesse do público feminino pela área das Ciências Exatas e da Terra é baixo, e os motivos vão de dificuldades com cálculos até oportunidades de emprego. Objetivou-se com este trabalho verificar o interesse profissional de estudantes do ensino médio de escolas públicas da microrregião de Curitibanos/SC, e desenvolver ações didático-científicas buscando despertar o interesse vocacional nas áreas de Engenharia.Aplicou-se um questionário, composto de dez perguntas fechadas, em sete escolas dessa microrregião obteve-se os seguintes resultados, considerando a questão de gênero: os dois cursos mais procurados pelos meninos foram Agronomia e Engenharia, ambos pertencentes à área das Ciências Exatas e da Terra, dentre as meninas os cursos mais procurados foram Medicina Veterinária e Administração. Resultados que corroboram as informações históricas.De posse desses resultados formou-se um grupo de estudos composto por dois professores da área das Ciências Exatas e da Terra, quatro estudantes do ensino médio e uma acadêmica do curso de Engenharia Florestal para a elaboração de um conjunto de ações buscando alterar este cenário. As ações didático-científicas ocorreram em encontros semanais, através do oferecimento de minicursos, oficinas e a participação dos alunos numa feira de ciências regional. Destacam-se como produção desses encontros a montagem de instrumentos meteorológicos construídos a partir de materiais recicláveis e o uso de sensores eletrônicos com plataforma Arduino. Os instrumentos construídos permaneceram na escola, originando uma estação meteorológica didática.Os alunos registraram,em planilhas e num software, as observações das condições meteorológicas diárias, a partir da leitura direta dos instrumentos e dados obtidos dos sensores eletrônicos.Relatos mostraram alterações nas escolhas, das alunas, pela área das Ciências Exatas e da Terra, evidenciando a importância das ações propostas e a integração universidade-escolas.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros