Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Santa Maria

AUTORES: Échelem Freitas Machado (Autor)
Kelly Brondani (Co-Autor)
Sônia Machado Guttler (Orientador)
Valeria de Mattos dos Santos Camargo (Co-Autor)
Tanea Maria Bisognin Garlet (Orientador)
Andressa Sanches de Avila (Co-Autor)
Monik Compagnoni Martins (Co-Autor)
Jéssica Pátricia Oliveira de Mattos (Co-Autor)
Título
INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA DINÂMICA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VILA VELHA EM PALMEIRA DAS MISSÕES - RS
Palavras-Chave
Meio ambiente, ensino fundamental, preservação
Resumo
A educação ambiental está prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para ser trabalhada não apenas como uma disciplina individual, mas como um tema transversal. Dessa forma, o âmbito escolar deve procurar maneiras de sensibilizar os alunos despertando o interesse com a preservação do meio ambiente. O desenvolvimento de jogos didáticos orienta os alunos de forma a estimular o interesse e o raciocínio, fazendo com que ocorra uma maior compreensão da temática a ser estudada, havendo então uma associação jogo e conteúdo. Partindo desse pressuposto, o corpo docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Velha juntamente com o apoio do grupo de bolsistas da CAPES pelo PIBID Biologia da UFSM – Campus Palmeira das Missões – RS, desenvolveram, com alunos de 6º ao 9º ano, atividades, onde cada turma representou uma equipe, com o intuito de sensibilizar os alunos de forma recreativa. As atividades realizaram-se no Parque Municipal de Exposições em Palmeira das Missões – RS, no mês de junho de 2015. Realizou-se a atividade caça a biodiversidade, onde cada equipe recebeu uma cópia da lista contendo itens com objetos a serem encontradas, fotografados e coletados, todos relacionados a natureza. Estipulou-se um tempo para que as equipes concluíssem as tarefas solicitadas, assim que o tempo terminou, realizou-se a verificação dos itens encontrados e em seguida discutiram a importância para o meio ambiente. Posteriormente realizou-se a atividade caça ao tesouro, onde receberam um mapa do local (dividido em quadrantes) juntamente com um enigma que levaria cada equipe ao primeiro ponto para encontrar a próxima pista. Venceu a equipe que achou o tesouro primeiro. As equipes foram classificadas conforme suas pontuações em 1º até 6º lugar, a qual ganhou um passeio. Por fim foram aplicados questionários sobre as atividades realizadas. Essas atividades possibilitaram uma interação com a natureza e alunos, despertando a importância do trabalho em equipe, além da aprendizagem e conhecimento relacionado à educação ambiental.
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