Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Valéria de Mattos dos Santos Camargo (Autor)
Andressa Sanches de Avila (Co-Autor)
Jéssica Patrícia Oliveira de Mattos (Co-Autor)
Tânea Maria Bisognin Garlet (Orientador)
Sônia Machado Güttler (Orientador)
Monik Compagnoni Martins (Co-Autor)
Título
Expandindo o conhecimento sobre o cultivo e preservação de orquídeas nas escolas de rede básica do município de Palmeira das Missões, RS
Palavras-Chave
Ornamentação, Educação Básica, Micropropagação
Resumo
O ambiente no qual os indivíduos estão inseridos reflete em sua personalidade, afinal quando se deparam com uma paisagem natural deslumbram-se por meio das cores, aromas e formas das plantas que modelam o ambiente, tornando-o mais harmonioso e agradável. Com as áreas verdes é possível despertar nos educandos a sensibilização para a preservação ambiental, além de instigar a busca pelo conhecimento científico. Partindo desse pressuposto, objetivou-se ampliar conhecimentos sobre o cultivo e preservação de orquídeas nas escolas de rede básica atendidas pelo PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), sendo elas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Velha, Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões, Colégio Estadual Três Mártires e Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma. Em parceria com o projeto PROLICEN (Programa de Apoio às Licenciaturas/UFSM), realizaram-se palestras para educandos das séries finais do ensino fundamental sobre a importância da ornamentação, habitat, manutenção e cultivo in vitro das orquídeas. Posteriormente, as escolas receberam as mudas, oriundas do projeto de Micropropagação de orquídeas, desenvolvido no Laboratório de Botânica e Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões. Os alunos realizaram a fixação das espécies Epidendrum fulgens Brong. e Cattleya intermedia Graham ex Hook. em caixotes de madeira e, em seguida, distribuíram no interior na escola. A partir dessa ação extensionista foi possível desenvolver aprendizagem efetiva acerca de ornamentação, preservação e cultivo de orquídeas. Além disso, os estudantes foram estimulados a assumirem uma atitude conservacionista, com o auxílio e incentivo do professor, descobrindo enfim, o potencial que possuem para conhecer e preservar o meio ambiente.
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