Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

AUTORES: Jéssica Garcia Rodrigues (Autor)
Gabriela Pustiglione Marinsek (Co-Autor)
Larissa Teixeira (Co-Autor)
Marcela Coffacci de Lima Viliod (Co-Autor)
Alexandre Rodrigo Nascimento Gonçalves (Co-Autor)
Renata de Brito Mari (Orientador)
Título
Museu Itinerante de Biologia Marinha: preservação da biodiversidade através da metodologia alternativa
Palavras-Chave
biologia marinha, educação ambiental, ensino não-formal.
Resumo
A educação enfrenta muitos desafios em relação a métodos de ensino, uma vez que as metodologias tradicionais ainda são muito utilizadas e o conteúdo didático fica restrito a sala de aula. Os museus de ciência, por exemplo, são alternativas de educação informal que podem ser utilizadas como opção de ensino, contribuindo para o conhecimento mais complexo. O Museu Itinerante de Biologia Marinha (MIBIM) foi criado em 2012 no Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista, com o objetivo de ampliar o conhecimento de crianças e adolescentes sobre a biodiversidade marinha, bem como a importância da sua preservação e dos ecossistemas que habitam. O MIBIM atua por meio de visitas monitoradas por graduandos do curso de Ciências Biológicas as escolas de educação básica da Baixada Santista. Durante as visitas, as apresentações abordam a biologia básica dos animais juntamente com o a exposição do acervo, composto por aproximadamente 50 espécies diferentes de animais marinhos conservados em álcool 70%. Desde sua criação o projeto atendeu 32 escolas na Baixada Santista, sendo destas 90% públicas (municipais e estaduais). Após as visitas os responsáveis são contatados para avaliar o aproveitamento dos alunos. Além das visitas monitoradas o MIBIM participou de vários eventos municipais abertos a comunidade e/ou feiras de profissões, atingindo um público de mais de cinco mil pessoas. Considerando os resultados obtidos até o momento foi possível constatar que o museu é uma forma alternativa e eficaz de aprendizado, promovendo conhecimento fora da sala de aula através de uma dinâmica informal. A proximidade visual com os animais durante as visitas possibilitam maior contato e curiosidade do público sobre os assuntos abordados, garantindo participação ativa dos mesmos durante as atividades. E ainda, esse aprendizado sobre a fauna marinha estimula nos alunos maior preocupação na conservação dos habitat dos animais, sendo este o principal objetivo do projeto.
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