Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Universidade Federal de São Paulo |
AUTORES:
Flavia Figueredo Mendes Lima (Autor) Patrícia Ferreira dos Santos (Autor) Caroline de Lima Neto Silva (Autor) Danila Cristina Paquier Sala (Orientador) Filipe de Carvalho Veloso (Autor) Leandro Gomes da Silva (Autor) Heloísa Carvalho Teixeira dos Santos (Autor) Paula Rodrigues de Souza (Autor) Patricia de Jesus Alves (Autor) Amanda Cristina da Rocha Ferreira (Autor) Vanessa Marques Vilar (Autor) karen Tiemi Kazama (Autor) |
Título |
Pesquisa-ação sobre gravidez na adolescência em projeto extensionista com estudantes da área da saúde e a comunidade São Savério |
Palavras-Chave |
Educação popular em saúde, Pesquisa participativa baseada na comunidade, gravidez na adolescência. |
Resumo |
Introdução: O projeto de extensão Saber Cuidar tem proporcionado aos estudantes do Curso de graduação da UNIFESP a oportunidade de conhecer e vivenciar o modo de pensar, de viver e de trabalhar da comunidade do Jardim São Savério, no Município de São Paulo por meio da Escola pública local e representantes da comunidade. Esta realidade tem possibilitado aos professores, a construção de práticas pedagógicas emancipadoras e participativas que correspondem às necessidades advindas das transformações sociais, econômicas, políticas, culturais e éticas que vem ocorrendo em nossa sociedade. Dentre às solicitações da Escola aos estudantes extensionistas optou-se por aprofundar a questão da gravidez na adolescência. Frente a este problema complexo que requer um plano que integre atores sociais comprometidos com a cidadania e com ações que estimulem o desenvolvimento social na comunidade, selecionou-se a estratégia pedagógica de educação popular, utilizando o referencial de Paulo Freire. Objetivo: Esta pesquisa propõe-se a fornecer um relato de experiência quanto a estruturação e aplicação desta metodologia no projeto de extensão e a descrição dos impactos iniciais no processo de aprendizagem para o aluno e comunidade sobre o ensino da gravidez na adolescência. Metodologia: Pesquisa-ação com alunos do ensino fundamental e professores da Escola Estadual Dr. Álvaro Souza Lima, gestores dos equipamentos sociais, profissionais da UBS Aurélio Melloni e representantes da União dos Moradores. Resultados parciais: A trajetória de aproximação entre extensionistas e comunidade foi construída a partir do diálogo entre a academia e os equipamentos sociais (escola, associação de moradores, centro de assistência social e unidade básica de saúde). O problema de pesquisa emergiu a partir de uma reflexão compartilhada com todos os atores envolvidos, em quatro rodas de conversa. Os estudantes relatam uma mudança na visão de mundo e sobre sua inserção e seu papel na sociedade. |