Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Juiz de Fora

AUTORES: Zuleyce Maria Lessa Pacheco (Orientador)
Ludimila Fortunato Ribeiro de Castro (Autor)
Daniele de Fátima do Carmo Chandreti (Autor)
Fabiana das Graças Silva (Autor)
Maria Lucia de Araujo Leopoldo (Co-Orientador)
Daniel Flauzino de Faria (Autor)
Lucas Roque de Matos (Autor)
Título
Projeto Olho Vivo: A Enfermagem analisando a acuidade visual das crianças.
Palavras-Chave
Saúde Ocular; Saúde Escolar; Enfermagem.
Resumo
Introdução: Na escola a criança se envolve em atividades intelectuais e sociais, que exigem muito da sua acuidade visual, portanto a saúde deste órgão do sentido é um instrumento primordial no processo de aprendizagem. O teste de acuidade visual surge como uma importante estratégia para prevenção deste agravo. Objetivo: Discutir a aplicabilidade do Teste de Acuidade Visual utilizando a Escala de Snellen na detecção precoce do déficit visual em escolares. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo de delineamento transversal, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFJF tendo como parceiros uma escola estadual, Secretaria de Educação (3 escolas municipais) e o Centro de Oftalmologia de um Hospital Universitário. Os participantes foram 123 crianças matriculadas no 1° ano do ensino fundamental que tinham boa articulação da fala e do pensamento, conhecedores da letra E, que assinaram o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido e seu responsável legal, autorizou sua participação assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As etapas consistiram na Aplicação do Teste de Acuidade Visual e no reteste, pra confirmação do resultado, com o consequente encaminhamento ao oftalmologista das crianças que apresentaram déficit visual. Os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística. Resultado: Das 18 (14,6%) crianças encaminhadas para o reteste, 12 (9,8%) mantiveram seus resultados, foram encaminhados ao serviço de oftalmologia e necessitaram usar óculos que lhes foi fornecido pelo Centro Óptico da Secretaria de Educação. Conclusão: As atividades permitiram uma aproximação do acadêmico de enfermagem com o escolar. A triagem oftalmológica foi confirmada como uma técnica confiável e de fácil execução, capaz de detectar além de problemas de saúde ocular, problemas de ordem psicopedagógicas. Os resultados mostram ser primordial o desenvolvimento de projetos de extensão vinculados à pesquisa,bem como a efetivação de ações de enfermagem no ambiente escolar.
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