Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Alfenas

AUTORES: Paloma Caroline de Andrade Alexandre (Autor)
Vanessa Cristina Girotto (Orientador)
Ana Beatriz Almeida Ferreira (Co-Autor)
Idelma Aparecida de Oliveira Souza (Co-Autor)
Título
Práticas de Leitura na EPEJA: Tertúlia Literária Dialógica na UNATI-UNIFAL-MG
Palavras-Chave
leitura, adultos, literatura
Resumo
A Tertúlia Literária na perspectiva dialógica é uma atividade que compreende a leitura dos clássicos da literatura universal. Os estudos em torno da Tertúlia Literária Dialógica evidenciam que a aprendizagem, especialmente da leitura, depende de muitos elementos que vão além das abordagens metodológicas que privilegiam o processo cognitivo de decodificação, passando pela experiência intersubjetiva. Objetiva-se promover a leitura de literatura clássica com pessoas adultas da UNATI-UNIFAL no sentido de contribuir para a alfabetização. A metodologia utilizada nas tertúlias se baseia no diálogo, que é o gerador da aprendizagem. Pessoas sem formação acadêmica, excluídas do processo de leitura e escrita, ao longo de suas trajetórias, relatam novas possibilidades de se descobrirem como pessoas no mundo e também de ampliarem seus mundos. A necessidade de atender a demanda colocada pelos órgãos internacionais, como, o relatório para a UNESCO que é o de preparar o nascimento de uma educação que se desenrola ao longo de toda a vida. Espera-se que o projeto continue buscando ampliar a leitura de mundo e a leitura da palavra das pessoas participantes, como já apontava Freire. Contribuir no processo de interação dialógica, com o impacto na formação das estudantes, buscando a superação de alguns muros antidialógicos, que afirmam que apenas pessoas com alta escolaridade podem acessar e compreender a literatura clássica. A Universidade pode potencializar sua relação com a comunidade do entorno sobre suas reais necessidades e urgências, a partir do diálogo estabelecido com os adultos estudantes da UNATI. Nesse sentido, justifica-se o impacto social do projeto com outros setores da sociedade e, espera-se que esse projeto possa trazer para dentro da academia inúmeras produções científicas; a formação intelectual dos (as) estudantes; o acesso à cultura escolar aos inúmeros participantes, incluindo pessoas adultas que historicamente estão fora da escola.
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