Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Mariana Queiroga Gomes (Autor) Ana Amélia Vieira (Co-Autor) Maria José Pires (Co-Autor) Shirley Eni Rosa Silva (Co-Autor) Vânia Lúcia de Assis Dias (Co-Autor) |
Título |
Que lixo é esse?: Uma aula de cidadania |
Palavras-Chave |
educação, extensão universitária, meio ambiente |
Resumo |
O presente trabalho reflete uma ação de extensão desenvolvida pelas alunas do Curso de Pedagogia e de Geografia da PUC Minas na escola Organização João XXIII, uma instituição pública de ensino. Pretende-se com este projeto desenvolver o sentido de cidadania em crianças de 4 a 6 anos. A proposta é apresentar às crianças, através de atividades lúdicas, a produção e o destino que se dá ao lixo urbano que se encontra em constante crescimento devido ao aumento populacional e crescimento tecnológico resultantes da globalização e suas consequências para o meio ambiente. Trata-se de uma parceria da Coordenação de Extensão do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas juntamente com cursos de Pedagogia, Geografia e a Organização João XXIII, a fim de proporcionar um intercâmbio de conhecimento e prática entre a academia e a sociedade. É um projeto que visa incentivar as crianças a descobrir seu lugar na natureza buscando torná-las mais críticas e responsáveis nas suas ações junto ao planeta. Busca também transformar os alunos beneficiários em agentes multiplicadores na família, e na comunidade onde vivem, com conhecimentos e soluções simples, porém de grande impacto para a sociedade contemporânea. Buscamos inserir atividades lúdicas e pedagógicas, afim de criar um perfil de cidadão comprometido e responsável por suas atitudes para com a natureza, foram planejadas atividades compatíveis com a faixa etária de 4 na 6 anos dos alunos envolvidos com o projeto. Trazendo este aluno a uma verdadeira aula de cidadania, mostrando a importância de valorizarmos o ecossistema e a necessidade contínua de nos responsabilizarmos por pequenas atitudes individuais que quando somada ao todo promove a sustentabilidade do planeta. A partir de evento de caráter extensionista realizado em 23 de novembro de 2015 na escola, constatou-se uma interação do público alvo com as ações realizadas, num resultado exitoso. O retorno da escola é positivo na medida em que a parceria se consolidou no ano de 2016. |