Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Liliam Quelem Tavares Furtado (Autor)
Priscila Afonso Rodrigues de Sousa (Co-Autor)
José Guilherme Martins Siqueira (Co-Autor)
Romário Pereira da Costa (Autor)
Título
TERMOQUÍMICA – UM ESTUDO ATRAVÉS DAS QUEIMADAS
Palavras-Chave
Contextualização, Termoquímica, Ensino de Química.
Resumo
O ensino tradicional presente na Educação Básica tem sido criticado por gerar uma atitude passiva nos alunos em sala de aula. Diversos pesquisadores relatam a necessidade da utilização de metodologias diferenciadas que possibilitem a participação ativa dos alunos através da discussão. Dentre as metodologias destaca-se a aplicação de aulas dialogadas, escrita de textos que possibilitem aos alunos expressar sua opinião, entre outras. Entende-se que ao possibilitar ao aluno interação em sala de aula, expondo suas opiniões de senso comum, o professor conseguirá alcançar a construção do conhecimento com mais facilidade. Com intuito de atrair a atenção dos alunos e tornar a aula participativa foi aplicada em uma turma de 2º série do Ensino Médio de um Colégio público da cidade de Catalão-GO, aulas referentes ao conteúdo químico Termoquímica considerando o tema social Queimadas. Para introduzir a aula foi discutido com os alunos o contexto social que envolve as inúmeras consequências para o meio ambiente e para a saúde da população advindas da prática de queimadas em várias regiões, abordando concomitantemente conceitos como energia, troca de calor, reações químicas. Esta atividade teve por finalidade promover a ampliação de sentidos e significados da aprendizagem através de reflexões de um grupo de alunos. O aluno tem atuação ativa, as atividades propostas que possibilitaram a observação, experimentação, comparação, análise, levantamento de hipótese e argumentação, visando a sua aprendizagem. Pois o diálogo é ferramenta básica nos processos de interação, valorizando-se muito mais o processo de aprendizagem do que o produto final. Ao final das atividades os alunos escreveram uma redação, fazendo uma correlação do contexto social e químico. Os alunos mostraram consciência dos malefícios que as queimadas trazem para a sociedade e o quais as intervenções possíveis a serem feitas. Ao final observou-se que os alunos foram capazes de expressar suas opiniões sobre o tema em estudo, atuando de forma crítica frente ao que é observado em sua cidade e sugerindo soluções menos danosas ao meio ambiente e a sociedade.
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