Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CSA Subárea: Trabalho Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
José Eduardo S.A. BRANDÃO (Autor) VANIA MOURA (Co-Autor) |
Título |
Projeto Chão-de-Sala, Chão-de-Fábrica: Estreitando o relacionamento escola/empresa. |
Palavras-Chave |
Visita técnica, empresa, escola. |
Resumo |
Resumo As mudanças no mundo contemporâneo conferem às Instituições de Ensino Superior (IES) um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. A política de extensão universitária, articulada com o ensino e a pesquisa, busca a construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social visando à formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano. Percebe-se cada vez mais, que a contínua expansão da extensão como prática que estende o alcance do conhecimento formal na busca da superação dos obstáculos reais, possibilita novos processos de produção, inovação e transferência de conhecimento. Neste Trabalho apresentada-se a sistemática de um projeto integrado de visitas técnicas realizadas pelos alunos do Curso de Engenharia Metalúrgica da PUC Minas. É descrita uma metodologia para a aprendizagem da disciplina “Soldagem”, no contexto da Extensão Universitária, a partir do projeto Chão-de-Sala, Chão-de-Fábrica. O projeto é composto por uma etapa inicial de preparação para a visita, seguido pela visita e uma dinâmica de grupo, na qual são discutidas questões corporativas. O objetivo é mostrar que uma visita técnica pode se tornar um processo importante na formação dos alunos, favorecendo seu amadurecimento profissional. Como estudo de caso foi apresentado o projeto de uma visita à empresa CNH New Holand - Construction. Dentre os resultados alcançados constatou-se que as visitas são instrumentos de motivação para os estudantes compreenderem e aplicarem os conteúdos dos componentes curriculares e ter contato com a organização industrial de uma caldeiraria. O planejamento das visitas é realizado sob a coordenação dos docentes, podendo ser considerado um exemplo da prática extensionistas, aplicada a geração de conhecimento para ampliação da formação do aluno. |