Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: MARCOS RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA (Autor)
BEATRIZ FERREIRA DIOGO (Co-Autor)
MIKAELLY KAROLINE DE OLIVEIRA PEREIRA (Co-Autor)
IRIS SILVA RODRIGUES (Co-Autor)
JAMILLY ALVES PADILHA (Co-Autor)
VICTORIA WINKLER VASCONCELOS (Co-Autor)
IEDA MARIA LOUZADA GUEDES (Orientador)
Título
BOQUINHA DO DIOGÃO: TODO MUNDO NA ESCOVAÇÃO.
Palavras-Chave
Higiene bucal; saúde da criança; prevenção de cáries.
Resumo
INTRODUÇÃO: A inserção de práticas para a atenção integral à saúde realizada por profissionais de saúde e acadêmicos de seus cursos constituem uma estratégia para desenvolver um ambiente propício às condições de saúde. Além de promover contato do estudante com o atendimento comunitário. OBJETIVOS: descrever a ação de sensibilização das crianças em idade escolar para a importância da higiene bucal, avaliando o conhecimento prévio das crianças sobre a higiene bucal e demonstrando a correta maneira de higienização bucal. METODOLOGIA: este estudo experimental consiste em aplicar visitas a uma escola de ensino fundamental nas suas séries iniciais, com crianças em média de idade entre 6 a 12 anos, primeiramente utilizando um questionário ilustrado sobre a higiene bucal a fim de avaliar seu conhecimento prévio, em seguida, com dinâmicas adequadas, uso de teatro de bonecos, um tigre de pelúcia chamado “Diogão” que possui arcada dentária para demonstração, filmes de animação e modelos da arcada dentária avulsos, para exibir e demonstrar a correta técnica de escovação dental, língua, gengivas e céu da boca, bem como o uso de fio dental e enxaguante, seguida de uma prática de escovação e, ao final, responderem novamente o questionário inicial para avaliar a fixação das informações. RESULTADOS: observamos o envolvimento e interesse maciço das crianças pela higiene bucal e entusiasmo para aplicar as técnicas, valorizando as atividades as quais participaram, foram oito turmas totalizando 250 crianças, dos questionários respondidos observamos um aumento de acertos na faixa de 88% no final comparado com o percentual de 52% do questionário do início da ação. CONCLUSÕES: atingimos nossos objetivos de sensibilizar as crianças e prepará-las para assumir a responsabilidade pessoal para a correta higiene bucal com a técnica eficiente e devido manuseio dos insumos envolvidos, pela participação na atividade prática bem como mensurada no crescimento do total de acertos no questionário.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros