Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: JAEL SARAY COELHO DE SOUSA (Autor)
Élida Magalhães de Oliveira (Colaborador)
Jhéssica Krhistinne Caetano Frota (Colaborador)
Marcos Diones Ferreira Santana (Colaborador)
Gilmara Ferreira Oliveira (Colaborador)
Graciene do Socorro Taveira Fernandes (Co-Orientador)
Eveleise Samira Martins Canto (Orientador)
Título
A MICROBIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO: UM REFLEXO DO CONHECIMENTO SOBRE MICRO-ORGANISMOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM, PA
Palavras-Chave
Ensino de Ciências, micro-organismos, atividade de extensão
Resumo
O ensino de microbiologia é um desafio para os professores de Ciências e Biologia nos diversos níveis da educação. Nas escolas de ensino fundamental, é notório a necessidade da utilização de métodos que levem a compreensão sobre a importância dos micro-organismos e suas relações com o meio ambiente e com a vida no planeta. Este estudo, objetivou avaliar o conhecimento de alunos do 9º ano de uma escola pública em Santarém, Pará, sobre fungos e bactérias. Para isso, um questionário semiestruturado com dez questões sobre o tema foi aplicado a 72 alunos do 9º ano e em seguida, uma aula expositiva e dialogada foi ministrada e em segundo momento foi realizada prática sobre micro-organismos. Os resultados da primeira aplicação do questionário mostraram que 76% dos alunos responderam que é importante o estudo dos micro-organismos no que tange os benefícios e malefícios destes para o ser humano, 8% relacionaram os micro-organismos às doenças, 5% responderam que os micro-organismos são importantes para os ecossistemas e 11% responderam as duas questões relacionadas a doenças e ecossistema. A porcentagem de respostas consideradas corretas foi de 63% antes da aplicação do questionário e após a aplicação obteve-se um aumento dos acertos totalizando 87% que abordaram temas como: onde encontrar os micro-organismos; decomposição de matéria orgânica; sobre visualização de micro-organismos em laboratórios, classificação e morfologia. Diante do exposto, os resultados podem ser considerados satisfatórios em termos de aprendizagem diante da técnica vivenciada, foi possível observar que muitos alunos ainda relacionam micro-organismos apenas a doenças, portanto, sugere-se que atividades interativas sejam veículos para esclarecer dúvidas, melhorar a percepção e ampliar o conhecimento dos alunos em relação à importância dos micro-organismos em vários processos nos ecossistemas.
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