Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Aline Fabiane dos Santos Silva (Autor) José Roberto Santos da Silva (Autor) Aline Araújo da Rosa (Autor) Lucineide Alves Sousa (Autor) Fernanda Maria Almeida dos Santos (Orientador) |
Título |
As fases da Lua: Inserção do conhecimento de Astronomia na escola |
Palavras-Chave |
Astronomia; fases da Lua; oficina. |
Resumo |
A Astronomia como parte do conhecimento no ensino de ciência e de outras disciplinas insere-se no campo educacional, despertando curiosidade sobre o Universo e seu contexto (UBINSKI e STRIEDER, 2013). No cotidiano, acontecem os dias, iluminado pelo Sol e as noites pela Lua e suas fases, entre outros fenômenos. PÁTARO e BOVO (2012), afirmam que a interdisciplinaridade resulta num trabalho comum, tendo em vista não só a interação e a cooperação entre as disciplinas curriculares, mas também entre pessoas, conceitos, dados e metodologias. Ao trabalhar os conceitos sobre a Astronomia, espera-se dos alunos assimilação e conhecimentos envolvendo outras disciplinas. Assim, este trabalho teve como objetivos contribuir com o ensino de Astronomia na escola, e possibilitar aos alunos a inclusão de conhecimentos de forma interdisciplinar através da oficina temática. As atividades foram desenvolvidas nas turmas de alunos do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal de Amargosa-BA em dois momentos. Primeiro, houve a dramatização da peça intitulada O Rato. Posteriormente, aplicou-se um questionário prévio sobre as fases da Lua, seguido de dois vídeos, envolvendo a Lua suas fases e seus fenômenos. Após, expôs-se um painel com figuras dos planetas do sistema Solar, além de um mural com imagens e curiosidades sobre a Lua. Por fim, demonstrou-se um experimento análogo ao fenômeno do surgimento das crateras lunar. Diante da dinâmica, percebeu-se grande integração dos alunos, assim como satisfação e busca constante por mais informações sobre a temática. O diagnóstico apresentou os conhecimentos prévios dos alunos, vale ressaltar que o resultado foi positivo. Conclui-se que houve um grande envolvimento dos alunos nas atividades, visto que participaram com muitas indagações contribuindo para a concretização das atividades. Também, a oficina foi de grande valia para os docentes, pois tiveram a oportunidade de construir e aperfeiçoar conhecimentos relacionados sobre a temática. |