Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Aline Fabiane dos Santos Silva (Autor)
José Roberto Santos da Silva (Autor)
Aline Araújo da Rosa (Autor)
Lucineide Alves Sousa (Autor)
Fernanda Maria Almeida dos Santos (Orientador)
Título
As fases da Lua: Inserção do conhecimento de Astronomia na escola
Palavras-Chave
Astronomia; fases da Lua; oficina.
Resumo
A Astronomia como parte do conhecimento no ensino de ciência e de outras disciplinas insere-se no campo educacional, despertando curiosidade sobre o Universo e seu contexto (UBINSKI e STRIEDER, 2013). No cotidiano, acontecem os dias, iluminado pelo Sol e as noites pela Lua e suas fases, entre outros fenômenos. PÁTARO e BOVO (2012), afirmam que a interdisciplinaridade resulta num trabalho comum, tendo em vista não só a interação e a cooperação entre as disciplinas curriculares, mas também entre pessoas, conceitos, dados e metodologias. Ao trabalhar os conceitos sobre a Astronomia, espera-se dos alunos assimilação e conhecimentos envolvendo outras disciplinas. Assim, este trabalho teve como objetivos contribuir com o ensino de Astronomia na escola, e possibilitar aos alunos a inclusão de conhecimentos de forma interdisciplinar através da oficina temática. As atividades foram desenvolvidas nas turmas de alunos do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal de Amargosa-BA em dois momentos. Primeiro, houve a dramatização da peça intitulada O Rato. Posteriormente, aplicou-se um questionário prévio sobre as fases da Lua, seguido de dois vídeos, envolvendo a Lua suas fases e seus fenômenos. Após, expôs-se um painel com figuras dos planetas do sistema Solar, além de um mural com imagens e curiosidades sobre a Lua. Por fim, demonstrou-se um experimento análogo ao fenômeno do surgimento das crateras lunar. Diante da dinâmica, percebeu-se grande integração dos alunos, assim como satisfação e busca constante por mais informações sobre a temática. O diagnóstico apresentou os conhecimentos prévios dos alunos, vale ressaltar que o resultado foi positivo. Conclui-se que houve um grande envolvimento dos alunos nas atividades, visto que participaram com muitas indagações contribuindo para a concretização das atividades. Também, a oficina foi de grande valia para os docentes, pois tiveram a oportunidade de construir e aperfeiçoar conhecimentos relacionados sobre a temática.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros