Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Laura Maria Calegari (Autor)
Clelia Aparecida Iunes Lapera (Co-Orientador)
Mirian Nomura (Autor)
Ubiramar Ribeiro Cavalcante (Colaborador)
Max Whendell de Paula Lima (Co-Orientador)
Ana Rosa Costa Ramos (Colaborador)
Walter Thomaz Franco Neto (Colaborador)
Título
Oficina Pedagógica de jardinagem na Escola APAE - Associação de pais e Amigos dos excepcionais (Ituiutaba/MG)
Palavras-Chave
Jardinagem terapêutica. Criança especial. Meio ambiente
Resumo
Os projetos extensionistas universitários são bem vistos pela comunidade cada vez mais. O presente projeto tem como objetivo propiciar aos alunos com deficiência a participarem ludicamente da jardinagem, condições para que se tornem participantes efetivos na atividade de jardinagem terapêutica, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e interesses que favoreçam a responsabilidade e o respeito com o meio escolar e ambiental. Dessa forma tem sido desenvolvido uma oficina de jardinagem pelo segundo ano consecutivo (2014 e 2015) na Escola APAE de Ituiutaba-MG, dada a necessidade desses alunos de estarem vivenciando uma atividade extra sala e também fora da escola, usando o aprendizado como fonte de aumento da renda familiar. Tal oficina foi destinada aos alunos com limitações múltiplas, com idade acima de 14 anos. Os alunos foram envolvidos em todas as atividades como: preparação do solo, preparação das mudas, plantio, adubação, podas, irrigação e entre outras que surgiram de acordo com a necessidade. Os alunos do Curso de Agronomia realizaram a análise da amostra de solos dos locais cedidos pela escola, onde foram plantadas as espécies vegetais ornamentais para posterior adubação. As ações são realizadas, acompanhadas e avaliadas pela comunidade escolar (professores, funcionários e alunos); utilizaram sucatas (pneus velhos pintados, garrafas pets, entre outros). Este projeto alcançou um público de sessenta pessoas dentro do município tijucano. Os resultados revelam ganho na formação acadêmica e cidadã dos extensionistas e dos alunos da escola APAE, por articularem as atividades de ensino, pesquisa e extensão, impacto este que se torna ainda mais relevante pelo trabalho de inserir-se nas políticas públicas de inclusão social. Para os alunos da escola alvo, suas famílias e a sociedade, o ganho apresenta-se no desenvolvimento de atividades de respeito pelo meio ambiente, de habilidades e de competências para uma atividade laboral.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros