Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Raquel Tavares Scarpelli de Araujo Moreira (Orientador)
Aline Caetano da Silva Bernardes (Orientador)
Daniel Alves Ramos de Oliveira (Colaborador)
Paulo Victor de Oliveira Gomes (Colaborador)
Título
O ensino de Matemática para uma educação inclusiva
Palavras-Chave
Educação, Ensino, Inclusão
Resumo
Tendo em vista a atual Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), pretendemos desenvolver abordagens de ensino de conteúdos matemáticos para o aprendizado de alunos com necessidades especiais, levando em conta as suas peculiaridades no tratamento da informação. O projeto é desenvolvido em parceria com professores do Instituto Benjamin Constant (IBC) e do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e visa a embasar a reformulação curricular do curso de Licenciatura em Matemática da UNIRIO, bem como a capacitação de professores para uma educação inclusiva, observando as exigências da lei. Além disso, pretendemos incentivar a pesquisa de docentes e discentes da UNIRIO na área de Educação Especial, com foco no ensino de matemática. Interessa-nos identificar a que se devem certas dificuldades no aprendizado de Matemática pelos alunos do IBC e do INES e tentar desenvolver meios de diminuí-las conforme a utilização de abordagens e recursos adequados às suas especificidades. Para a realização do trabalho, são feitos registros detalhados das suas principais dúvidas, bem como o acompanhamento da produção de material e uso de recursos utilizados pelos professores no ensino de matemática aos alunos especiais. Feita a identificação das dificuldades, os pesquisadores elaboram problemas de forma a trabalharem a formulação conceitual dos estudantes com relação a temas estudados em sala. Para tal, fazem uso da "Teoria dos Campos Conceituais" de Vergnaut. Além dessas tarefas, são realizadas reuniões quinzenais para a discussão das abordagens consideradas mais adequadas. No 1o semestre de 2016, constatou-se que os alunos das sexta e sétima séries do INES apresentam dificuldades ao lidarem com problemas de contagem, sobretudo os que envolvem subtração e multiplicação. Nesse momento, estamos concentrados em desenvolver meios de tratar esses temas com os alunos surdos, com o uso de jogos, de recursos visuais e por meio da resolução de problemas.
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