Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás

AUTORES: LUANA LORRAINE PAULINA DA SILVA (Autor)
VALERIA CRISTINA FERREIRA DE ALMEIDA (Co-Autor)
Juvan Pereira da Silva (Orientador)
Título
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DE PROJETOS DE EXTENSÃO, UMA PORTA QUE SE ABRE PARA A EDUCAÇÃO.
Palavras-Chave
Formação de docente, Educação Popular, Interação.
Resumo
Introdução. O projeto de extensão Cursinho Federal de Goiás (CFG), tem como finalidade oferecer aos alunos oriundos de escola pública e baixa renda, uma oportunidade para o ingresso nas universidades, e contribui também indiretamente na formação de professores. Com a existência do projeto, alunos de graduação e pós-graduação dão início ou aprimoram a vida Docente. No CFG os "professores" não somente ensinam, como aprendem, devido as trocas de experiências. Material e Metodologia. O papel do educador segundo Freire é ser problematizador, e construir uma relação em que educador é também educando através de um processo de humanização. Em nossa metodologia os professores possui total autonomia na realização de suas aulas, pois acreditamos que uma educação de qualidade é uma educação que liberta. Nas salas de aula os mesmos trabalham temas polêmicos como gêneros e política, também são feitas; rodas de conversas, musicas, poemas, debates e atividades escritas. para despertar nos alunos as suas visões criticas e lhes ensinar a importância da tolerância o do respeito a opinião do próximo. Por meio de conversação com os alunos do projeto notamos o desempenho de cada docente em formação dentro da sala de aula. Resultados e Discussão. Com uma educação nestes moldes e a autonomia dos professores as percepções dos alunos vão se modelando e sua visão critica sendo cada vez mais trabalhada. Além de que a participação dos mesmos são cada vez maior e o professor consegue alcançar as metas como educando sendo assim mais eficaz a sua maturação dentro da sala de aulas, e quando já formado tenha experiência em seu campo de trabalho. A opinião dos discentes são sempre levadas em consideração, pois é através dela que cada professor se constrói e reconstrói. Conclusão. Apesar das escolas seguirem o modelo padrão e obrigatório, acreditamos que a educação transformadora começa pelo professor e são impulsionados pelos alunos. Palavra chave: Formação de docente, Educação Popular, Interação.
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