Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

AUTORES: Luciana Melo de Lacerda (Autor)
Verônica Eulália de Medeiros (Autor)
Título
PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES - Educação e Saber Popular: Um relato de identificação e vivência no interior do RN.
Palavras-Chave
Trilhas Potiguares; troca de saberes; valorização social.
Resumo
Introdução O Programa de Extensão Trilhas Potiguares atua com interação e dialógica entre municípios de até 15 mil habitantes e a UFRN, visando ações educativas, sociais e culturais. Este trabalho trata da experiência no município de Paraná/RN, que envolveu os universitários e servidores da UFRN, gestores, lideranças e grupos locais diversos, com demandas nas áreas artística, cultural, esportiva, ambiental e de saúde. Objetivo do projeto Proporcionar a troca de conhecimentos e saberes através de planejamento e ações interdisciplinares numa vivência integral, segundo necessidades da população e discutidas entre a equipe (alunos e coordenação), com foco na prática de processos dialógicos. Metodologia A primeira etapa compreendeu a reunião de demandas, com a participação da coordenadora da UFRN junto a gestores, lideranças e representantes de associações e grupos municipais. Em seguida houve a seleção dos alunos segundo graduação em curso e habilidades pessoais, de forma a atenderem as necessidades apontadas. Por fim, elaboramos de forma transdisciplinar, coletiva e colaborativa as, palestras, atividades, eventos, intervenções, mostras e orientações para atuar na comunidade por uma semana. Resultados Ações em Artes (pintura, reciclagem, grafitti, mosaico, dança, cinema), Saúde, Nutrição, Meio Ambiente e Esporte que foram além dos conhecimentos acadêmicos, relacionaram contexto didático e habilidades à troca de saberes e vivências junto à comunidade. Os alunos aliaram a prática ao contexto social, numa experiência enriquecedora com intervenções construtivas e positivas, enquanto munícipes relataram mudanças de comportamento, melhoria de autoestima e pensamento crítico. Conclusões Vivenciamos intensamente a prática aliada aos valores sociais, a formação (mútua) de multiplicadores e, fundamentalmente, a conscientização sobre a importância dos processos participativos na construção dos saberes, na reflexão e superação das adversidades.
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