Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade do Rio de Janeiro |
AUTORES:
Letícia Maia da Cruz (Autor) Adriana Pimenta (Orientador) Anselmo Rodrigues (Autor) Bruno Neto (Colaborador) |
Título |
Construindo um laboratório sustentável de Matemática |
Palavras-Chave |
Ensino de Matemática, Laboratório e Sustentabilidade |
Resumo |
A Universidade como centro acadêmico desempenha papel de suporte especializado na área de ensino da Matemática visando atender a demanda de escolas no que se refere à melhoria da aprendizagem de seus alunos. A Maple Bear abre suas portas para que docentes e discentes da UNIRIO possam adquirir um know how pedagógico de excelência e em contrapartida possa desempenhar um trabalho acadêmico que colabore na manutenção da sua qualidade educacional mundialmente reconhecida. A Maple Bear, localizada no município de Niterói - RJ, é uma instituição educacional canadense bilíngue e como tal tem como norte o modelo pedagógico canadense adaptado a realidade de cada país a qual ela se propõe atuar. Visando a manutenção da sua qualidade, a parceria entre a UNIRIO e a Escola se faz presente e necessária. O laboratório de ensino de Matemática tem como finalidade materializar a concepção de Matemática como corpo de ideias. Um espaço que permitirá discutir os conteúdos matemáticos utilizando materiais concretos, sob esta nova ótica da concepção da Matemática. As atividades laboratoriais a serem formuladas contará com a parceria da Escola, que articula o espaço para a sua construção e o aperfeiçoamento do ensino de matemática para o nível Fundamental. No Laboratório de Matemática serão confeccionadas ferramentas e entes matemáticos, lembrando que as devidas produções ficarão a cargo dos alunos que utilizarão como matéria-prima materiais recicláveis. Daí seu caráter de Laboratório Sustentável de Matemática. Os encontros na escola têm o intuito de acompanhar o processo de aprendizagem que se dará no espaço do laboratório e consequentemente a metodologia empregada através de jogos e outras formas lúdicas e experimentais de aprendizado. Os materiais devidamente elaborados nesse laboratório serão doados para escolas públicas da região também na forma de tutoriais. Tal ação vai ao encontro com a própria ideia do projeto de extensão no qual tal proposta pretende contribuir. |