Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Ayana Omi Amorim de Oliveira (Autor)
Rebecca Schirmer de Souza Vasconcelos (Autor)
Daniela Amaral Silva Freitas (Orientador)
Título
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO
Palavras-Chave
Relações étnico-raciais, formação docente, Educação Infantil
Resumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais tem como eixo articulador o tema da “Educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil”. Suas principais metas são: o estudo e a reflexão em torno de um conjunto de referências sobre as relações étnico-raciais, capazes de contribuir para a qualificação da intervenção a ser feita pelo professor no âmbito dessa primeira etapa escolar. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma das ações de caráter extensionista desenvolvida pelo PET: o mincurso – intitulado “Formação para o trabalho com as relações étnico-raciais na Educação Infantil” – oferecido para trinta professoras em exercício, em agosto de 2015. O curso foi elaborado a partir de um convite realizado pela Gerência Regional de Educação Oeste da rede municipal de educação de Belo Horizonte e teve como objetivo contribuir para a formação docente para o trabalho com as relações étnico-raciais na educação infantil. Para isso, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: apresentação e debate da Lei n° 10.639/03 – que torna obrigatório o ensino da história e das culturas afro-brasileiras nas escolas públicas e particulares de todo o país; apresentação de subsídios e recursos didáticos para o trabalho com a legislação na escola, principalmente na Educação Infantil; discussão, em pequenos grupos de notícias sobre racismo em contexto escolar. Como resultado, pode-se apontar a compreensão, por parte das professoras, da necessidade de estudar e se preparar para uma atuação assertiva em sala de aula de modo a: desconstruir preconceitos; valorizar a diversidade; contribuir construção da identidade racial das crianças. Como consideração final, destaca-se a importância da formação continuada dos professores para a educação das relações étnico-raciais, qualificando-os para o trabalho com a história as culturas africanas e afro-brasileiras e para o combate das desigualdades raciais.
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