Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Cristiane Garcia Pires (Autor)
Michele de Oliveira Jimenez (Autor)
waldemir rosa (Autor)
Título
Extensão e Comunidade: a Unila ao seu alcance
Palavras-Chave
educação popular e comunitária; acesso ao ensino superior; educação pública
Resumo
O Projeto Extensão e Comunidade: a Unila ao seu Alcance e visa apresentar a UNILA as alunas e aos alunos da rede pública de ensino na cidade de Foz do Iguaçu – PR e trabalhar o acesso ao ensino superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O público-alvo prioritário são estudantes das turmas do 3º Ano das escolas públicas. O projeto foi realizado a partir da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão da UNILA, Secretaria de Comunicação Social da UNILA, o Núcleo Regional de Educação – NRE e os colégio estaduais da cidade de Foz do Iguaçu. Durante a sua realização foram visitadas 27 escolas estaduais, 87% do total, atingindo aproximadamente 2.660 estudantes, que corresponde à 86% do total de estudantes. A metodologia do Projeto é orientada pela perspectiva da educação como um processo dialógico, popular e comunitário e as ações se dividiram em duas fases: 1) visitas às escolas, realizadas entre 02/05/2016 até 20/05/2016, realizando um “diálogo motivacional” sobre o ingresso no ensino superior e a apresentação da UNILA; 2) sistematização dos dados obtidos por meio de questionários e o retorno à rede pública estadual com oficinas de inscrição no SiSU e o agendamento de visitas das escolas à universidade. O Projeto encontra-se em desenvolvimento, mas já indicamos a necessidade de adequação da metodologia de apresentação às e aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA das formas de ingresso na universidade via ENEM. A partir da sistematização dos dados obtidos a partir do questionário de informações do perfil socioeconômico e educacional das alunas e dos alunos pretende-se fomentar uma ação mais eficiente ação em conjunto com o NRE de democratizar o acesso da população à universidade bem como o papel da extensão na formulação da política pedagógica da universidade.
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