Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Fernanda Alvarenga Soares Cabral (Autor)
Mario Ferreira Gomes (Co-Autor)
Grazianne Tardelly Costa (Co-Autor)
Mayara Sueli Baracho de Oliveira (Co-Autor)
Yuri Pereira Gomes (Co-Autor)
Título
AÇÃO CONJUNTA EM ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: DEBATE DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIREITOS CULTURAIS COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO EM DIAMANTINA.
Palavras-Chave
Material didático; Educação patrimonial; Direitos culturais
Resumo
Ação do projeto de extensão “Memória e Patrimônio: salvaguarda e musealização social” a produção incluída de conceitos e práticas em uma perspectiva historiográfica e educacional que serve de base teórica e metodológica para esse projeto vinculado ao “Grupo de Estudos e Pesquisas em Obras Raras e Especiais do Memorial da FEVALE”, mantido pela Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG em Diamantina - MG. Ao se basear nessas referências e conceitos, assim como nos acervos iconográficos, produzimos um discurso de educação patrimonial por um processo de musealização social, buscando possibilitar a comunidade local o seu reconhecimento e identidade enquanto sujeito da história que se faz a partir de uma reflexão histórica do que já se fez, ainda que numa visão da história dos vencedores. No primeiro semestre de 2015 o projeto foi criado com ações educativas voltadas ao público em geral a partir de exposições itinerantes no Município de Diamantina que potencializasse o reconhecimentos da comunidade numa perspectiva social, de difusão de determinada narrativa acerca do passado, com vistas a produzir uma memória social positiva para a comunidade. No que se refere a resultados, este projeto, além das exposições itinerantes em escolas da rede pública, elaborou uma cartilha de memória e patrimônio. A equipe de trabalho realizou o registro fotográfico das atividades desenvolvidas como forma de subsidiar não só o relatório final e Cartilha sobre Memória e Patrimônio, mas também, a fim de servir de referência para que o próprio grupo possa acompanhar seus progressos. A Cartilha produzida consistiu no registro das atividades, informações jurídicas quanto à salvaguarda do patrimônio, e subsídios para lideranças e sujeitos de movimentos culturais na elaboração de inventários participativos visando processos de musealização social. Destaca-se então a obra de Euder Arrais Barreto, que juntamente com outros teóricos foi fundamental para a construção da cartilha.
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