Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Saul Mota Bezerra (Autor)
Paulo Wesley Santos de Oliveira (Co-Autor)
Adriana Gradela (Co-Autor)
Marcelo Domingues de Faria (Orientador)
Título
“EXPOSIÇÃO DO ACERVO MUSEOLÓGICO ITINERANTE DE ANATOMIA ANIMAL DA UNIVASF NA 3ª FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DO DISTRITO DE PILAR, MUNICÍPIO DE JAGUARARI (BA)”
Palavras-Chave
Museologia, Metodologias educacionais alternativas, Popularização das ciências.
Resumo
INTRODUÇÃO: Com o passar do tempo, centros dedicados aos estudos das artes e das ciências surgiram em diversas regiões do mundo, denominados como museus, os quais têm como objetivo conserva o valor histórico, artístico, cultural, científico da sociedade, além de ser grande fonte de propagação do conhecimento. Assim, o Museu Itinerante de Anatomia Animal da Universidade Federal do Vale do São Francisco (MIAA/UNIVASF) teve a iniciativa de aliar o conceito de museu com anatomia, colaborando na disseminação do conhecimento acerca da estrutura física dos seres vivos. OBJETIVOS: Apresentar o acervo museológico, bem como reduzir a distância entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil. METODOLOGIA: Neste evento, ocorrido nos dias 09 e 10 de maço de 2015, no Distrito Pilar, Município de Jaguarari (BA), foram dispostas aproximadamente 100 peças para estudo e apresentação do acervo, dentre elas, ossos e esqueletos, taxidermias, animais e órgãos balsamados, além de incrustações em resina acrílica. Cada peça era disposta sobre mesa de aço inoxidável para explanação ao público, apresentada de maneira sucinta e de fácil compreensão, beneficiando pessoas de diversas classes e idades. RESULTADOS: Após os dois dias de evento, o Museu Itinerante de Anatomia Animal teve resultados satisfatórios em decorrer de todas as apresentações em Pilar pois além do número de 1346 visitantes a difusão do conhecimento para toda comunidade foi de suma satisfação. CONCLUSÃO: A exposição ocorrida mostrou, de forma concreta, o quanto o estudo dinâmico é importante, pois, além de facilitar a compreensão, instiga também a busca ao saber. Além disso, o MIAA permite a aproximação da comunidade acadêmica com a sociedade.
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