Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Universidade Federal de Juiz de Fora |
AUTORES:
Roberta Natália André (Autor) Gláucia Dalvas Cypriano (Autor) Zilda Carla Faria de Mattos (Autor) Allan Azevedo Barbosa (Autor) Simone Aparecida Gonçalves Ferreira (Autor) |
Título |
Momento Cirúrgico: uma perspectiva de atuação interdisciplinar |
Palavras-Chave |
Educação em saúde; promoção da saúde; interdisciplinar |
Resumo |
Introdução: O trabalho de educação em saúde desenvolvido pelo projeto considera os aspectos biológicos e as determinações sociais, culturais, políticas e econômicas da saúde. É realizado por uma equipe interdisciplinar, composta por acadêmicos de Serviço Social, Enfermagem, Psicologia e Medicina e coordenado pela faculdade de Serviço Social. Objetivos: Atuar de forma dinâmica e expositiva junto aos usuários, acompanhantes e profissionais do Hospital Universitário da UFJF para esclarecimento de dúvidas, troca de experiências, vivências e conhecimentos; compreender os desdobramentos vivenciados pelo usuário no pré e pós-operatório e estimular o trabalho em equipe numa perspectiva interprofissional tendo como eixo norteador a integralidade da assistência. Metodologia: São realizados grupos educativos quinzenalmente na Enfermaria Cirúrgica do HU com a participação dos usuários, acompanhantes e profissionais do setor e eventualmente em instituições locais onde são abordados temas referentes à realidade biopsicossocial do público-alvo com vistas à autonomia e emancipação dessa população. As atividades são planejadas e avaliadas semanalmente pela equipe, incluindo a confecção de materiais educativos para ilustração e distribuição. Resultados: As avaliações referentes ao ano de 2016 evidenciaram uma média de satisfação de 9,7, com ampla participação através de relatos de experiências e esclarecimentos de dúvidas. 63% revelaram ter conhecimento prévio das temáticas e todos relataram ter aprendido algo novo. Houve socialização de informações, considerando os saberes populares e aos integrantes do projeto, foi agregado conhecimento acerca dos anseios e vivências dos usuários e experiência profissional no que tange a comunicação com o paciente. Conclusão: A reflexão acerca do processo saúde doença, necessária para que haja ampliação do conhecimento, contribui para que as informações sobre promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos sejam difundidas para a sociedade. |