Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Goiás

AUTORES: Wilian de Paula Duarte (Autor)
André Oliveira Silva (Orientador)
Guilherme Ferreira de Lima Filho (Orientador)
Sara Marques da Silva (Autor)
Kleber Augusto Tomé da Cruz (Autor)
Rodrigo Alves de Carvalho Barbosa (Autor)
Título
CIRCUITO DE DOCUMENTÁRIOS E FILMES ASSOCIADOS ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: Estratégia de ensino/aprendizagem.
Palavras-Chave
Ensino; Documentários; Filmes.
Resumo
Atualmente na sala de aula os filmes e documentários podem ser usados antes da abordagem de um conteúdo para introduzi-lo ou depois para discussão e conclusão de temáticas. Este trabalho procura fornecer à comunidade universitária e comunidade geral, documentários e filmes que sirvam de apoio ao conteúdo ministrado nas disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e/ou que estimulem o conhecimento básico de biologia nas escolas campo. A execução do projeto consiste na exibição de sessões de filmes e/ou documentários relacionados a temáticas das disciplinas de biologia das escolas campo. Os documentários e filmes são triados anteriormente pela equipe executora do projeto e posteriormente encaminhados para aprovação do professor titular da disciplina, as sessões são agendadas com escola de acordo com a disponibilidade da mesma. Até o momento realizaram-se 2 sessões no Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, a 1ª sessão realizada em 15/09/2015 teve como público alvo os alunos do 1°, 2° e 3° anos noturno, exibindo o filme "Jurassic World". A 2ª sessão realizada em 06/10/2015 tendo público alvo alunos do 1° e 2° ano vespertino com a exibição do filme "Procurando Nemo", todas sessões contaram com participação dos professores titulares da disciplina. Por meio da realização das sessões constatou-se grande envolvimento dos alunos participantes das sessões, o uso dos filmes como estratégia de ensino possibilitou maior envolvimento e interesse dos alunos no conteúdo abordado através dos filmes. A Experiência dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas nas sessões realizadas proporcionou uma análise/reflexão sobre a estratégia de ensino utilizada com os filmes, os mesmos notaram a importância do uso de estratégias de ensino que vão além da aula expositiva e dialogada no ensino de biologia. Assim o projeto segue em execução devido tanto sua receptividade por parte da comunidade escolar como também os excelentes resultados alcançados.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros