Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Kelly Jane da Silva Tcham (Autor)
Regina Maria de Oliveira Brasileiro (Orientador)
Adson dos Santos Rodrigues de Moura (Autor)
Título
SUPERANDO OS DESAFIOS: MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA AO NOSSO ALCANCE
Palavras-Chave
Aluno, Superação, Aprendizagem.
Resumo
A matemática e a língua portuguesa constituem disciplinas essenciais na formação escolar dos alunos no Brasil. Contudo, a comunidade escolar brasileira apresenta um número elevado de alunos que têm rejeição aos componentes curriculares voltados para o ensino destas matérias, com evidências nos altos índices de reprovação, manifesto no desempenho dos alunos nos exames que calculam a qualidade da Educação Básica, no nosso país. Segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Estado de Alagoas é aquele que apresenta os indicadores mais preocupantes. Desse modo, o presente projeto declara como objetivo oferecer aos alunos suporte didático e pedagógico na aprendizagem das referidas matérias em nível do Ensino Fundamental da rede pública alagoana. Metodologicamente, o projeto contempla criteriosamente os alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática e em língua portuguesa, com as ações e as atividades preliminares capazes de identificar as causas de problemas, busca-se depois, formas didáticas de intervenção que engloba desde a dimensão lúdica, envolvendo os números e resolução de problemas matemáticos elementares, até os textos e leituras com temáticas do cotidiano do aluno, tendo em conta as experiências sociais e culturais de cada um. Além disso, o projeto também visa proporcionar aos alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Letras do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió a inserção nas atividades de iniciação a docência enquanto prática profissional. Os resultados obtidos no desenvolvimento do projeto representa a superação dos desafios escolares para os alunos da baixa-renda, permitindo um melhor desenvolvimento deles no processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos e de língua portuguesa. Portanto, a contribuição do projeto com a comunidade externa do IFAL é colaborar para elevação dos índices de aprovação das escolas e da qualidade do Ensino de Matemática e Língua Portuguesa.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros