Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Isabela Vieira da Silva (Autor)
Cláudia Sanches de Melo Aliane (Co-Autor)
Cristhiane Cunha Flôr (Orientador)
Rita de Cássia Reis (Co-Orientador)
Título
Pensar a formação inicial com a vivência da extensão universitária – breve relato de uma experiência.
Palavras-Chave
formação de professores, ensino de química, ensino médio.
Resumo
Este resumo decorre do meu período de vivência de estágio na escola, durante o qual participei do projeto intitulado “Formação Compartilhada de Professores de Química – a formação acadêmica e continuada em um equilíbrio dinâmico”. Durante o ano de 2014 foram realizadas reuniões semanais na universidade das quais participei com outros seis licenciandos em química, três professores da escola básica e três professoras da universidade. Este relato descreve algumas ações desenvolvidas pela equipe para atender às demandas de alunos e professores de escolas da cidade de Juiz de Fora. Uma das demandas apresentadas por uma professora de química da educação básica que compunha a equipe do projeto foi o desenvolvimento de atividades experimentais para os alunos da Escola Estadual Clorindo Burnier. Para atender a essa demanda desenvolvemos, em parceria, experimentos em sala de aula. Durante a feira de ciências, no laboratório da escola, apresentamos alguns experimentos para a comunidade de alunos e pais e alguns licenciandos que participavam do projeto ficaram responsáveis por avaliar trabalhos dos alunos durante esta feira. Outra ação do grupo foi a realização de uma roda de conversa com o diretor e os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual São Vicente de Paulo, cujo objetivo foi debater sobre o funcionamento da escola e discutir com os alunos o que eles esperavam do ensino de química e o que gostariam de aprender nas aulas dessa disciplina. Participar me possibilitou, enquanto licencianda, desenvolver práticas associadas ao fazer docente que muitas vezes não se consegue explorar na universidade, pois abrangem questões que envolvem temas como a juventude, os valores morais e éticos, a violência, a administração escolar e o conhecimento da comunidade escolar. Ao mesmo tempo, pude experienciar o caráter extensionista do projeto ao me envolver com a escola básica e seu entorno.
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