Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

AUTORES: Henrique Marques da Silva (Autor)
Marcia Regina Cordeiro (Orientador)
Ivie Mesquita (Co-Autor)
Marcela Lamartine Ferreira (Co-Autor)
Título
Extensão: uma ponte para Ciência.
Palavras-Chave
experimentação, extensão e ensino
Resumo
O ensino quando organizado, articulado e desenvolvido em parceria com a comunidade participante em sua aplicação, tende a ser libertador no âmbito cognitivo. Uma vez que as atividades são planejadas de acordo com as necessidades daqueles que a recebem, a participação na comunidade junto a seu mediador, é de extrema importância para o êxito dos trabalhos. Considerando que muitas comunidades ainda se encontram longe dos centros urbanos, e alheias aos desenvolvimentos da ciência e dos resultados de seus estudos, cabe às instituições construir caminhos afim de alcançar estas comunidades. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever as ações desenvolvidas e discutidas com os membros da comunidade a colaborarem com a avaliação e o replanejamento da mesma. A atividade foi desenvolvida na Escola Estadual Bruno Heidrich, localizada na cidade de Mirim Doce/SC, uma cidade com 2600 habitantes sem acesso pavimentado. A temática desenvolvida foi em relação ao uso do protetor solar, a partir dos conceitos químicos envolvidos na ação do protetor solar na pele em contato com a radiação solar, com abordagem teórica e experimental. Após a realização da atividade, um grupo de alunos e um professor foram escolhidos pra avaliar e reestruturar a atividade, de acordo com o contexto que estão inseridos. Em relação às avaliações, todos concordaram que experimentos e discussão contextualizados são importantes para o aprendizado. Além disso, 75% sugeriram novos temas seriam acrescidos a atividade, 80% manifestaram interesse em colaborar com o planejamento e todos ressaltam que convidar os alunos para planejar uma atividade incentiva-os a aprender mais. Foi sugerido que eles se organizassem e aplicassem novamente a atividade com outros alunos. Perfazemos resoluto que convidar a comunidade para discutir, planejar e desenvolver atividades de ensino é um caminho válido para despertar o interesse de muitos alunos.
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