Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Gabriel de Castro Correa (Autor)
Mário Gomes Ferreira (Co-Autor)
Grazianne Tardelly Costa (Co-Autor)
Fernanda Alvarenga Soares Cabral (Co-Autor)
Mayara Sueli Baracho de Oliveira (Co-Autor)
Jessé Duarte Ramalho Batista (Co-Autor)
Vitória Reis Marciel (Co-Autor)
Título
SALVAGUARDA E MUSEALIZAÇÃO SOCIAL: AÇÕES PARA CONSERVAÇÃO, ACESSIBILIDADE E DIREITOS CULTURAIS
Palavras-Chave
Salvaguarda; Musealização Social; Conservação;
Resumo
Esta ação possuem práticas e conceitos que sustentam de modo teórico e metodológico o desenvolvimento do projeto de extensão intitulado "Memória e Patrimônio: salvaguarda e musealização social” vinculado ao “Grupo de Estudos e Pesquisas em Obras Raras e Especiais do Memorial da FEVALE", mantido pela Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG em Diamantina, Minas Gerais. Com base nesses conceitos, referências e nos acervos iconográficos, produzimos uma reflexão de educação patrimonial via um processo de musealização social, com intuito de possibilitar ao público/comunidade local o seu reconhecimento e identidade como agente da história a partir de uma reflexão cultural desvinculado da perspectiva da cultura dos vencedores. Ao longo dos anos de 2012 a 2015 a equipe de trabalho do Memorial da FEVALE - memorial institucional mantido pela Universidade do Estado de Minas Gerais – e como resultado dessa ação, ainda no primeiro semestre de 2015 criamos o projeto de extensão: Memória e Patrimônio: Salvaguarda e Musealização Social, com ações educativas voltadas ao público em geral a partir de exposições itinerantes no Município de Diamantina visando potencializar os discursos e reconhecimentos da comunidade numa perspectiva social, afim de produzir uma memória coletiva positiva para a comunidade. Pode-se destacar como objetivo do Memorial é a salvaguarda e a musealização social e a partir desses objetivos foram sendo criadas novas ideias para conscientização e entendimento a respeito da importância da conservação do patrimônio, por exemplo, a cartilha produzida pelo grupo de extensão. O que apresentamos é o registro das reflexões teóricas produzidas na execução dessa operação e o que ela nos ensinou sobre o trabalho do historiador no campo da educação em museus.
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