Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Meio ambiente Órgão de Fomento: Universidade Estadual do Maranhão |
AUTORES:
JESSICA PATRICIA TEIXEIRA ALMEIDA (Autor) THIAGO OLIVEIRA ALMEIDA (Co-Autor) GEORGE GABRIEL LIMA PINHEIRO (Co-Autor) JOÃO SOARES GOMES FILHO (Orientador) LORENA CARVALHO SÁ (Co-Autor) SIMARA SÁ COSTA (Co-Autor) |
Título |
ESTÁGIO VIVÊNCIA, INTERAÇÃO DE SABERES ENTRE GERAÇÕES. |
Palavras-Chave |
PRODUTIVIDADE, PALESTRAS, CONHECIMENTO. |
Resumo |
O Estágio Vivência, projeto desenvolvido pelo LABEX proporciona ao aluno a permanência por uma semana em área rural, junto a pequenos agricultores familiares, é uma oportunidade de conhecer novos horizontes permitindo assim um convívio com a realidade do pequeno produtor e possibilitando utilizar o conhecimento adquirido em sala de aula. A partir dessa iniciativa, o Estágio Vivência foi realizado no município Santo Amaro do Maranhão situado na Mesorregião Norte e Microrregião dos Lençóis Maranhenses. Os povoados visitados, pertenciam à zona da praia, foram eles: Travosa, Boa Vista, Santo Amaro (sede), Bonfim e Satuba. As atividades desses povoados, em sua grande maioria, eram a pesca, além da atividade agrícola e criação de animais, com baixíssimo nível de tecnologia empregado. As atividades zootécnicas exercidas no município Santo Amaro do Maranhão tiveram o intuito de melhorar o manejo de criação dos animais e aumentar a produtividade do local. Foram realizadas palestras, reuniões, visitas nas residências, onde foram tratados assuntos como: vermifugação, controle de doenças, controle de perdas de animais e sobre a importância da suplementação mineral. No decorrer do estágio, foi possível observar a potencialidade de cada povoado para a produção animal, pois possuem matérias-primas regionais que podem ser incluídos na cadeia de produção animal. Concluiu-se que o Estágio Vivência é de grande importância à formação profissional, pois permite o contato com o produtor possibilitando a troca de saberes entre produtores e alunos, unindo o conhecimento empírico ao técnico-científico. |