Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

AUTORES: Bruno Roberto Freiria (Autor)
Luciana Hoffert Castro Cruz (Orientador)
Título
UNIVERSIDADE DAS CRIANÇAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Palavras-Chave
Educação, saúde, corpo humano
Resumo
INTRODUÇÃO: O projeto Universidade das Crianças na Universidade Federal de Ouro Preto (UC UFOP) tem como objetivo despertar a paixão pelo conhecimento, abordando de forma lúdica e acessível o corpo humano. Desta forma, muda a direção da transmissão do conhecimento: ele passa a ser construído ativamente pelos alunos, de maneira prazerosa e natural e o professor deixa de ser o centro, o detentor do saber. OBJETIVOS: O projeto pretendeu desvendar as dúvidas sobre o corpo humano propostas por alunos de uma escola da rede pública de Ouro Preto e instiga-los a refletir, discutir e tentar resolver as suas próprias dúvidas. METODOLOGIA: A partir de perguntas feitas por 19 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Simão Lacerda, depositadas em sigilo numa urna, a professora orientadora e nove monitores, alunos do curso de Medicina da UFOP, foram à escola com material para oficinas educativas sobre o corpo humano. Em seis oficinas, os alunos puderam construir conhecimentos sobre a anatomia e fisiologia básicas do sistema nervoso, digestório e respiratório e dos órgãos do sentido. RESULTADOS: A UC UFOP contou com grande adesão e envolvimento dos alunos abordados pelo projeto (n=19). Foram elaboradas 48 perguntas sobre: órgãos dos sentidos (n=9), sistema nervoso (n=8), sistema locomotor (n=20), sistema digestório (n=5), sistema respiratório (n=3) e sistema circulatório (n=3). Houve notável desenvolvimento de conhecimentos acerca de anatomia e fisiologia humana, o que mostra a efetividade das ações adotadas no intuito de desmistificar o corpo humano. CONCLUSÃO: A UC UFOP vem promovendo a inclusão de conhecimento sobre o corpo humano de uma forma mais acessível para crianças e mostrando que essa maneira de ensinar ciência é também efetiva e pode mudar a realidade de diversas pessoas não só de quem participa diretamente, mas usando também as crianças e adolescentes como transmissores de conhecimento.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros