Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: VICTORIA WINKLER VASCONCELOS (Autor)
JAMILLY ALVES PADILHA (Co-Autor)
LEANNE ISADORA VASCONCELOS QUARESMA (Co-Autor)
LIDIA DIAS GONÇALVES (Co-Autor)
MARCOS RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA (Co-Autor)
IRIS SILVA RODRIGUES (Co-Autor)
RAFAELA GARCIA PEREIRA (Co-Autor)
BEATRIZ FERREIRA DIOGO (Co-Autor)
VOYNER RAVENA CANETE (Orientador)
Título
DST E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PROMOVENDO SAÚDE ENTRE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DE BELÉM/PA.
Palavras-Chave
Educação sexual, prevenção, gravidez precoce
Resumo
INTRODUÇÃO: A falta de informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e gravidez expõe adolescentes a situações sexuais de risco, sendo o Pará um dos estados com maiores índices de gravidez precoce. Buscando mitigar tais cenários os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Pará - UFPA realizaram essa experiência extensionista. OBJETIVOS: Orientar adolescentes acerca da gravidez, métodos contraceptivos e DST’s, visando a promoção da saúde. METODOLOGIA: Atividade em grupo com 64 alunas da primeira série do ensino médio de uma escola estadual do bairro Guamá (Belém), sobre os temas DST’s e gravidez na adolescência, iniciando com o preenchimento de questionário para avaliar o conhecimento prévio acerca do tema, seguido pela dinâmica “Verdades ou mentiras”, na qual as alunas opinaram sobre 11 perguntas referentes aos assuntos propostos. Em seguida, procedeu-se a roda de conversa, culminando com preenchimento do questionário final para avaliar o conhecimento construído na ação. RESULTADOS: Verificou-se que as dúvidas sobre as DST’s tiveram uma redução de 55% e as dúvidas sobre os métodos contraceptivos diminuíram 87% após a realização da dinâmica. Observou-se que ao longo das atividades em roda de conversa, as alunas sentiram-se mais encorajadas a dialogar sobre o tema. Dentre os resultados alcançados e percepções identificadas no grupo, chama a atenção uma narrativa que prioriza a preocupação com a gravidez, evidenciando uma perspectiva do papel da mulher como principal responsável pela gravidez, em detrimento da coparticipação do parceiro masculino. CONCLUSÃO: A atividade de interação e diálogo foi eficaz como ferramenta de ampliação do conhecimento das adolescentes acerca dos métodos contraceptivos, DST’s e gravidez, sendo instrumento para promoção de saúde, além de proporcionar para os acadêmicos uma experiência de reflexão acerca do tema e uma troca de saberes fora das salas de aula.
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