Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Francielly Alves Xavier (Autor)
Título
Qualidade de vida em deficientes auditivos usuários do Sistema de Frequência Modulada
Palavras-Chave
Palavras-chave: Educação especial, Qualidade de vida, Deficiência auditiva, Auxiliares de audição, Ruído.
Resumo
Introdução: o Sistema de Frequência Modulada (FM) é um dispositivo eletrônico de tecnologia assistida que melhora os meios eletrônicos para recepção eficiente da mensagem falada. Trata-se de parte fundamental na habilitação e reabilitação de deficientes auditivos usuários de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual ou Implantes Cocleares. Objetivo: avaliar as mudanças no perfil e qualidade de vida em usuários do Sistema de FM adaptados em um Serviço de Atenção à Saúde Auditiva que foram atendidos pelo projeto de extensão. Metodologia: aplicação de questionário de avaliação do uso do Sistema FM (Listening evaluation for children) aos responsáveis por 66 escolares com deficiência auditiva que receberam esta tecnologia, todos estudantes entre 6 e 18 anos de idade. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Protocolo n° 33723414.7.0000.5096). Resultados e Discussão: o uso do Sistema FM promoveu ganho na qualidade de vida ao se comparar as duas situações auditivas. Em uma sala silenciosa foi observado que com o uso do dispositivo obtiveram um aproveitamento de 91% comparando a 74% sem o uso do mesmo. Em uma sala com ruído ou na rua foram observados 67% utilizando o dispositivo e 48% sem utilizar. A soma total de todas as situações foi de 75,12% utilizando o Sistema de Frequência Modulada e 55,63% sem o uso da tecnologia. As atividades em que o uso do Sistema FM mais ajudou foram escola, leitura de histórias e fonoterapia. As maiores mudanças relatadas foram melhor compreensão e notas escolares. Conclusões: o Sistema FM beneficia crianças com deficiência auditiva no reconhecimento de fala em diferentes situações de ruído em campo livre e em situação de sala de aula. O uso desta tecnologia é uma alternativa viável e eficaz, essencial para a inclusão educacional e social desta população. As orientações prestadas durante as atividades do Projeto de Extensão de FM são fundamentais para o bom uso deste importante dispositivo.
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