Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Thais Ferreira Dutra (Autor)
Daniela Amaral Silva Freitas (Orientador)
Ayana Amorim Ayana Omi Amorim de Oliveira (Autor)
Rebecca Schirmer de Souza Vasconcelos (Autor)
Paulo Gustavo da Costa Santos (Autor)
Márcia Emília Guimarães de Paula Lima (Autor)
Angélica Santos Soares (Autor)
Fania Mara Benevides Oliveira (Autor)
Joselene Silva Purificação (Autor)
Ranna Alves (Autor)
Thais Rayane Murta Cardoso (Autor)
Priscilla Costa Faustino (Autor)
Luana Lima Peres (Autor)
Título
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Palavras-Chave
Relações étnico-raciais, formação docente, Educação Infantil.
Resumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa realizar o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. O PET da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais tem como eixo articulador o tema da “Educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil” e como principais metas o estudo e a reflexão em torno de um conjunto de referências sobre as relações étnico-raciais, capazes de contribuir para a qualificação da intervenção a ser feita pelo/a professor/a no âmbito dessa primeira etapa escolar. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas atividades de caráter extensionista desenvolvidas por este grupo: a criação de materiais e a promoção de oficinas de formação sobre a temática das relações étnico-raciais. Para isso, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: a instituição de um grupo de estudos periódico; pesquisa, levantamento e catalogação de materiais pedagógicos; a criação e atualização de um blog e de um mural informativos; constituição de um grupo de discussão em rede social. Como resultado, foram produzidos/oferecidos diversos materiais didáticos e atividades (oficinas, textos, dinâmicas, cursos etc.), voltados para a comunidade acadêmica. Como consideração final, destaca-se a importância da realização dessas ações para a divulgação das possibilidades e a conscientização da necessidade de se trabalhar as relações étnico-raciais em diferentes espaços educativos, valorizando a história e a cultura africana e afro-brasileira, em consonância com a Lei nº 10.639/03.
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