Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri |
AUTORES:
Eduardo Augusto Barbosa Figueiredo (Autor) Elenice dos Santos Paula (Co-Autor) Yara Gomes Pena (Co-Autor) Mayara Dumont Cunha (Co-Autor) Lorena Kelly Babetto Amaral (Co-Autor) Franciele Angelo de Deus (Co-Autor) Marileila Marques Toledo (Colaborador) Jéssica Samara Oliveira Tolomeu (Colaborador) Juliana Sales Rodrigues Costa (Co-Autor) Fernando Gonçalves dos Santos (Co-Autor) Daniela Pereira Castro (Co-Autor) Luciana de Freitas Campos (Co-Orientador) Noêmia de Fátima Silva Lopes (Co-Orientador) Edson da Silva (Orientador) |
Título |
UTILIZAÇÃO DA INTERNET E DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRÁTICAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO EM DIABETES |
Palavras-Chave |
Diabetes Mellitus, TIC's, Educação |
Resumo |
Introdução: A internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) oferecem novas oportunidades para o autocuidado e a educação em Diabetes Mellitus (DM). Usando as redes sociais, sites, blogs, entre outros recursos tecnológicos, pessoas com DM podem se conectar umas com as outras, de forma rápida e com baixos custos e assim, integrarem ações de extensão universitária na educação em saúde. Objetivo: Relatar o potencial da inserção internet e das TIC’s em ações extensionistas na educação em diabetes. Metodologia: O Grupo de Estudos e Pesquisas do Diabetes (GED) da UFVJM trabalha com a inserção da internet e das TIC's nas atividades de extensão universitária com ênfase na educação em DM. O GED criou a Comunidade Diabetes Diamantina (CDD) no Facebook, onde são publicadas e compartilhadas postagens diárias em português, espanhol e inglês contendo informações do cotidiano de pacientes e profissionais que convivem com o DM. O GED realiza reuniões científicas quinzenais para capacitar pacientes, estudantes e profissionais envolvidos em ações extensionistas sobre DM. Os trabalhos do grupo envolvem recursos audiovisuais, tais como, programas de rádio, Podcasts, jogos educativos, redes sociais (Soundcloud, Facebook, Linkedin) e sites. A utilização de ferramentas do Ensino à Distância (EAD) são opções para futuras ações. Resultados: Com 14 meses de criação o GED possui um programa de rádio; atua na capacitação de diabéticos, estudantes e profissionais de saúde formando multiplicadores de educação em saúde. A CDD tem 918 fãs de 41 países que compartilham informações diárias, e que podem se conectar uns com os outros, mesmo estando em locais e países diferentes. Conclusão: Diante desta vivência, fica evidente o potencial da utilização da internet e das TIC’s na extensão universitária. As TIC's podem favorecer a interação entre pessoas geograficamente distantes interessadas na prevenção e no controle do DM em todo o mundo. Apoio: Pibex/Proexc, Proae e 99.7 FM-UFVJM. |