Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Romário Pereira da Costa (Autor)
José Guilherme Martins Siqueira (Co-Autor)
Liliam Quelem Tavares (Co-Autor)
Priscila Afonso Rodrigues de Sousa (Co-Orientador)
Jocélia Pereira de Carvalho Oliveira (Co-Orientador)
Título
RADIOATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-Chave
Educação em Química, Césio-137, Acidente Radioativo.
Resumo
O ensino de Química tem sido considerado segmentado e extenso, visando a memorização e pouco desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Diversos conteúdos considerados essenciais a formação crítica dos alunos não tem sido trabalhados em sala de aula ou tem sido abordados de maneira superficial. Um exemplo é o conteúdo de Radioatividade, o qual está presente nos livros de Química no qual se observa pouca ênfase a parte histórica e exaltação aos conceitos químicos de maneira objetiva e resumida. Abordar assuntos como o acidente com o Césio-137 ou o de Chernobyl possibilitam aliar a parte histórica aos conceitos químicos facilitando a transposição do conteúdo, aguçando a curiosidade dos alunos e tornando a aprendizagem mais interessante. Neste contexto, foi aplicado em uma turma de 3º série do Ensino Médio de um Colégio público na cidade de Catalão-GO aulas referentes ao tema Radioatividade com objetivo de auxiliar no desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Para tanto foi utilizado sistema audiovisual, com a exibição de um vídeo sobre o acidente com o Césio-137 na cidade de Goiânia, demonstrando como a história ocorreu e toda a consequência ambiental, social e econômica para as vítimas e a população de uma forma geral. Após o vídeo foi pedido aos alunos que escrevessem um texto expressando sua opinião sobre o acidente e aquilo que considerassem essencial. Diversas foram as opiniões observadas nos textos, desde alunos que culpavam as vítimas, a alunos que apontam a necessidade da informação para que o acidente não venha a ocorrer novamente citando o despreparo que temos em relação ao manuseio de materiais radioativos. Ao final observou-se que os conceitos abordados foram assimilados e facilitaram o desenvolvimento do senso crítico por parte dos alunos, visto que foram capazes de se posicionar sobre os fatos abordados em sala, aliando a química ao contexto social.
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