Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Regional do Cariri |
AUTORES:
Maria Luselma de Sousa (Autor) Ariza Maria Rocha (Orientador) Naerton José Xavier Isidoro (Co-Orientador) Paulo Rogério Barbosa do Nascimento (Co-Orientador) Sabrina da Silva Lopes (Co-Autor) Jessica Keilane Moreira do Nascimento (Co-Autor) Cícera Cristina de Sousa Sobreira (Co-Autor) Mateus Rocha Lima (Co-Autor) Francisca Iêda Brasil Silvestre Neta (Co-Autor) Ana Cristina Linard Marcêdo (Co-Orientador) Maria Isabella Silva Rodrigues (Autor) |
Título |
A INCLUSÃO DO ESPORTE DE AVENTURA NA NATUREZA NO PROGRAMA “SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO” E A COOPERAÇÃO INTERISTITUCIONAL DO MINISTÉRIO DE ESPORTE E A URCA |
Palavras-Chave |
Esporte de aventura na natureza, inclusão social, geoeducação. |
Resumo |
A INCLUSÃO DO ESPORTE DE AVENTURA NA NATUREZA NO PROGRAMA “SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO” E A COOPERAÇÃO INTERISTITUCIONAL DO MINISTÉRIO DE ESPORTE E A URCA Área temática: Meio Ambiente Autores: Rocha A.M.; Isidoro, N.J.X.; Nascimento, P.R.B. ; Macedo, A.C.L.; Gonçalves, A.M.A; Sousa, M.L; Silvestre Neta, F.I.B; Sobreira, C.C.S.; Nascimento, J.K.M.; Hora, J.R.M.; Lopes, S.S; Rodrigues, M.I.S, Lima, M.R. Resumo: O Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri tem muitos desafios a enfrentar, entre eles, entrelaçar o esporte com o desenvolvimento ecológico e cultural propiciado pela Chapada do Araripe. Esta comunicação tem o objetivo de apresentar a cooperação entre o Ministério de Esporte através do Projeto Segundo Tempo Universitário/ Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social – SNELIS e a URCA na inclusão dos Esportes de Aventura na Natureza no ensino superior na promoção de ações que desenvolvam o esporte educativo e a geodiversidade da região. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o enfoque intervencionista com dados a partir da observação e percepção dos alunos e professores na melhoria do ensino e da prática do esporte de aventura na natureza. Das narrativas dos participantes construímos um plano de ações para incentivar à inserção do universitário e a melhoria dos recursos físicos, materiais e humanos. Como resultado parcial, obtivemos a cooperação do M.E. para implementar o plano de trabalho no PST-Universitário. Assim, o primeiro passo foi dado para, no contexto das concepções dos esportes de aventura, implantar um núcleo de esporte educacional para o desenvolvimento das atividades físicas na natureza e atender à comunidade acadêmica com o caráter não-formal, além de seguir os princípios de lazer, solidariedade, participação e conscientização ambiental segundo o Programa e Diretrizes do PST. A relevância desse trabalho está na obtenção de recursos materiais, físicos e humanos para proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver estudos teórico-práticos, projetos de pesquisa e extensão na busca da compreensão da relação do meio ambiente, homem, a cultura e a educação, em particular, para através de atividades físicas, esportivas e de lazer no Geopark-Cariri que é o primeiro geoparque das Américas reconhecido pela UNESCO. Palavras-chave. Esporte de Aventura na Natureza, Inclusão Social, Geoeducação. |