Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: ALESSANDRA DE FREITAS (Autor)
CARLA ALESSANDRA CURSINO (Autor)
Título
Projeto de Extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária na Universidade Federal do Paraná (PBMIH - UFPR)
Palavras-Chave
migração humanitária; ensino de língua estrangeira.
Resumo
Com a necessidade dos migrantes, que chegavam em Curitiba, de aprender a língua portuguesa, a fim de se estabelecerem na cidade, no final de 2013 foi criado o projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná. O objetivo do Projeto é ensinar o português como língua de acolhimento (GROSSO, 2010) para migrantes e refugiados, bem como inseri-los na sociedade e, para isso, também são promovidas atividades culturais para os alunos. Pela dinâmica que foi se desenvolvendo, sempre com a chegada de novos alunos e a saída de alguns, o projeto trabalha com o ensino em trânsito e utiliza uma metodologia de sala de aula que chamamos de porta-giratória, isto é, cada aula é pensada como uma atividade comunicativa em si, que não precisa ter referência na aula anterior, nem ter relação com a aula seguinte, embora haja um fio condutor entre elas. Dentro dessa abordagem, o material utilizado em sala de aula é produzido pelos próprios professores semanalmente. Atualmente, nós atendemos cerca de 200 alunos, principalmente haitianos e sírios e são em média 30 professores atuando. O projeto faz parte de um programa que envolve 5 cursos da UFPR e está inserido na Cátedra Sérgio Vieira de Mello e tem conquistado muitos direitos para os migrantes – por exemplo, o reingresso na universidade – e além disso tem servido como um campo para pesquisa. Nesse sentido a proposta desse trabalho é apresentar o funcionamento do projeto enquanto espaço que busca promover o acolhimento dos migrantes em Curitiba.
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