Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

AUTORES: Danielle Barbosa Morais (Autor)
Christina da Silva Camillo (Co-Autor)
Karinna Veríssimo Meira Taveira (Co-Autor)
Renata Swany Soares do Nascimento (Co-Autor)
Simone Almeida Gavilan Leandro da Costa (Co-Autor)
Rayanne Jacyele Alves Regis (Colaborador)
Gerliane de Oliveira Gomes (Colaborador)
Ana Beatriz Melo Martins (Colaborador)
José Custódio da Silva (Colaborador)
Edson Soares da Silva Júnior (Colaborador)
Título
Abordagens práticas para o ensino de Ciências e Biologia em escolas públicas da região metropolitana de Natal-RN
Palavras-Chave
Ensino de Morfologia; Ensino de Zoologia; Ensino de Microbiologia.
Resumo
O ensino de Ciências e Biologia (CeB) possui caráter prático expressivo. No entanto, em escolas públicas este muitas vezes se dá de forma essencialmente teórica devido à falta de estrutura disponível. Assim, esta ação de extensão objetivou tornar mais acessível o ensino prático de CeB promovendo a capacitação de professores dos níveis fundamental e médio de escolas públicas da região metropolitana de Natal-RN. As atividades foram promovidas pelo Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e contaram com 3 edições. Foram desenvolvidas as seguintes oficinas: Biologia Celular, Embriologia, Anatomia, Zoologia, Ecologia e Microbiologia. Estas foram coordenadas por docentes do Departamento de Morfologia, com a colaboração de outros docentes da UFRN e de monitores graduandos de diversos cursos da área da saúde. Em cada oficina foram apresentadas aos professores sugestões de atividades de fácil execução e baixo custo, aliado à abordagem teórica. Foram fornecidos os materiais necessários para a execução de cada oficina, sendo desenvolvidas as seguintes atividades: construção de maquetes de diferentes tipos celulares; jogos didáticos e apresentação de modelos representativos de diferentes fases do desenvolvimento embrionário; sugestões para a confecção de modelos representativos da anatomia humana; confecção de modelos didáticos zoológicos; prática sobre fermentação de pão mostrando a ação indireta de microrganismos e práticas envolvendo a germinação de sementes e a aplicação da taxidermia, dentre outras. Em todas as oficinas houve uma rica troca de experiência entre os participantes, propiciando valiosas discussões acerca de atividades que estão ao alcance do professor da rede pública. Concluiu-se que embora a carência de recursos, espaço físico e técnicos laboratoriais constituam entraves ao ensino de CeB na rede pública, a criatividade e a motivação do professor constituem algumas das principais ferramentas para o sucesso do ensino.
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