Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Priscila Pereira da Silva (Autor)
Luciana Neri Nobre (Orientador)
Maria de Fátima Gomes da Silva (Autor)
Ana Carolina Souza Silva (Autor)
Nadja Maria Gomes Murta (Autor)
Ana Paula Golçalves (Autor)
Raquel Cristina Oliveira (Autor)
Agnes Maria Gomes Murta (Autor)
Virgínia Campos Machado (Autor)
Título
PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA: “CADERNO DE ATIVIDADES” COMO INSTRUMENTO FACILITADOR
Palavras-Chave
escolares. Caderno de atividades. Educação Alimentar e Nutricional
Resumo
A promoção da alimentação saudável no ambiente escolar tem sido foco de políticas públicas nas áreas de saúde e de educação. Nesta perspectiva, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação estabeleceu, em suas normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, diretrizes que incluem a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no processo de aprendizagem que perpassa pelo currículo escolar. Para tal deverá ser abordado o tema alimentação e nutrição, e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, reconhecendo a escola como um espaço propício à formação de hábitos saudáveis e à construção da cidadania. Considerando esses aspectos o presente projeto teve como objetivo elaborar um “caderno de atividades” como vista as auxiliar os docentes do ensino fundamental I (EFI) da rede municipal de Diamantina a elaborarem suas aulas incluindo o tema EAN de forma interdisciplinar. Para a construção deste “Caderno” inicialmente avaliamos o Currículo Básico Comum do Ensino Fundamental (CBC) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para conhecer quais conteúdos devem ser trabalhados no EFI; além disso, foram avaliados planos de aulas elaborados por alguns docentes que lecionam no EFI na rede municipal para, ao planejarmos as atividades, estas se aproximassem da realidade escolar. O “Caderno de atividades” elaborado nesta pesquisa consta de atividades interdisciplinares para todas as séries do EFI, incluindo o tema EAN de forma interdisciplinar com diferentes graus de dificuldade, respeitando a serie cursada, e a proposta do CBC. O instrumento pedagógico elaborado neste estudo tem a intenção de auxiliar os docentes da rede municipal de educação de Diamantina a trabalharem EAN de forma interdisciplinar no EFI, além disso, pretende estimular os discentes a se identificarem, interagirem, refletirem a respeito de suas vivências e construírem projetos de vida mais saudáveis.
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