Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

AUTORES: CLARISSA RODRIGUES (Autor)
Francine Carvalho Gontijo (Colaborador)
Josiany da Silva Daudt (Colaborador)
Título
Mineração em foco: o impacto da mineração no uso da água, do solo e o papel da escola
Palavras-Chave
CTS; Questões sociocientíficas;Educação Ambiental
Resumo
O tratamento dado à temática ambiental tem se restringido apenas a citações de problemas ambientais, é importante o aprofundamento dessa temática. Uma estratégia que pode contribuir é o uso de questões sociocientíficas, porque estão relacionadas a controvérsias e pontos de vista científicos diferentes e interdisciplinares, sendo em geral polêmicas. Dada a dimensão da tragédia ocorrida pelo rompimento da Barragem do Fundão, que deixou marcas profundas nos moradores das cidades atingidas pelos rejeitos , há uma necessidade urgente de promover ações que incentivem e deem subsídios para a população refletir, discutir e atuar frente às questões ligadas à atividade minerária. O objetivo desse projeto é promover discussão sobre o problema sócio-científico do rompimento da barragem de Fundão e a ação predatória da atividade minerária por meio do desenvolvimento de abordagem de ensino-aprendizagem investigativa (Ensino de Ciências por Investigação) com abordagem CTS em escolas no entorno da atividade minerária e regiões atingidas pelo rompimento da barragem. Capacitar os professores, das áreas atingidas, para atuarem em educação ambiental em sala de aula utilizando questões sociocientíficas relacionadas ao rompimento da Barragem de Fundão. A metodologia utiliza palestras, minicursos e oficinas com os professores. Realização de oficinas e minicursos com professores das escolas participantes onde serão discutidas as abordagens para o ensino de Ciências como CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e Ensino de Ciências por Investigação e discussão dos impactos do rompimento da barragem na qualidade da água e do solo. Espera-se com o projeto o planejamento das atividades Formação dos professores com sequências didáticas com abordagem investigativa de monitoramento da qualidade do solo e da água. Organização e realização de atividades relacionadas com o tema com alunos do ensino médio. O projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa Socioambientais (GEPSA) criado no ano de 2016.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros