Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Nathália Binder Damasceno (Autor)
Leonardo José Steil (Orientador)
Título
Aprendizagem Significativa de Ausubel: Investigação Sobre a Formação do Conceito de Bactérias em uma Aula da Escola Preparatória da UFABC.
Palavras-Chave
ENEM, Aprendizagem Significativa, Ausubel.
Resumo
O ENEM, criado para avaliar os egressos da educação básica, serve hoje como forma de seleção para o nível superior. Analisa o desempenho dos alunos não somente quanto ao conteúdo, mas sim quanto às competências e habilidades associadas. O objetivo deste trabalho foi estudar a aplicação da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel numa aula de biologia da EPUFABC com o tema “bactérias”, a fim de verificar os estágios de assimilação do conteúdo e impacto desta metodologia diante dos moldes do ENEM. Para isso, neste trabalho foi elaborada, aplicada e avaliada uma aula para cerca de 100 alunos. O conhecimento prévio sobre bactérias foi avaliado por meio de um questionário e opiniões em dialogo, os dados foram analisados e tomados como ponto de partida para a elaboração do plano de aula. Um segundo momento didático compreendeu a leitura e debate em trios de trechos de notícias ou artigos sobre bactérias, como organizadores prévios. O terceiro momento consiste na sistematização de pontos importantes do conteúdo com recursos audiovisuais, retomando o conhecimento prévio de maneira a ancorar o desenvolvimento dos subsunçores. No momento final, os alunos responderam a um questionário sobre suas impressões da aula e fizeram mapas conceituais. Ao definir bactérias, metade da sala indicou conceitos gerais como unicelular, ser vivo ou microrganismos, e as palavras-chave mais recorrentes foram doenças, parasitas e saúde. Através da análise do questionário final, conclui-se que os organizadores prévios foram eficazes para estabelecer conexão entre conhecimentos anteriores e os novos conceitos trabalhados. Ao final do processo, a maioria dos alunos julga ter ancorado o conhecimento e ampliando o estado cognitivo e 91% tiveram aproveitamento médio ou excelente nos mapas, mostrando que a aprendizagem foi significativa e que ao longo dos momentos didáticos foram desenvolvidas competências como aplicar e identificar, explicar e confrontar estabelecendo relações conforme o ENEM.
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