Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Dandara Ribeiro Pinto (Autor)
Renata Lúcia Baptista Flores (Orientador)
Anderson Henrique Ferreira Marinho (Autor)
Andressa Batista Coelho (Autor)
Beatriz Lacombe Araújo (Autor)
Camila Rodrigues de Lima e Silva (Autor)
Franco Gomes Biondo (Autor)
Graça Regina Franco da Silva Reis (Orientador)
Izabela Cristina Pereira Borges (Autor)
Larissa França Florido (Autor)
Letícia Silva Souza (Autor)
Noemi Cristina Xavier Oliva (Autor)
Thays Merella Piubel (Autor)
Isabela Fernandes Travassos (Autor)
Título
Rodas de conversas: das construções narrativas às experiências compartilhadas
Palavras-Chave
formação de professores, práticas escolares, ensino fundamental I
Resumo
O pôster tem a intenção de apresentar o curso de extensão “Conversas sobre práticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental”, realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2013, que propõe o diálogo e fomenta o debate sobre as práticas escolares entre professores das séries inicias e estudantes de pedagogia e licenciaturas da UFRJ. Os encontros, que ocorrem semanalmente durante um semestre, são divididos em módulos que abordam a estrutura e a dinâmica do primeiro ciclo do ensino fundamental e a docência das diferentes áreas do conhecimento nesse segmento. Cada módulo é mediado por um professor do CAp-UFRJ e objetiva, em seus contextos específicos, iluminar práticas cotidianas e induzir reflexões nos participantes, principalmente sobre a importância da conexão entre a teoria e a prática. Ao relatarem suas práticas, professores e cursistas tecem uma rede de saberes que não se enquadra na categoria de conhecimento legítimo defendida pelas construções científicas hegemônicas. Porém, muitas vezes, tais saberes representam momentos de tomada de decisões característicos de uma profissão que não pode ser compreendida em um cenário de separação entre teoria e prática. Nesse sentido, a apostila utilizada no curso – que reúne textos referenciais no estudo da Educação – se configura como uma ponte para as construções teóricopráticas. A interação dos cursistas, bolsistas e docentes nos módulos e os trabalhos elaborados, como o memorial de formação, expressam resultados que nos movem a seguir reeditando o Curso: as inspirações, as referências adquiridas, as propostas e os debates são exemplares da relação que se pode estabelecer entre a universidade e a escola básica, reverberando na prática de todos os envolvidos, potencializando a formação inicial e continuada de professores e gerando pesquisas no âmbito acadêmico.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros