Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

AUTORES: Daniela dos Santos Porto (Autor)
Nayane Cristina Barroso (Colaborador)
Cristiane Tolentino Machado (Orientador)
Conceição Aparecida dos Santos (Colaborador)
Dayvson Ayala Costa (Colaborador)
Samuel Cunha de Oliveira Giordani (Autor)
Robson Campos Silva (Colaborador)
Magdala Edwirges Pimenta de Barros (Colaborador)
Título
PRÁTICA DE HISTOLOGIA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Palavras-Chave
Modelos tridimensionais. Histologia. Divulgação da ciência.
Resumo
A intensa divulgação de temas da Biologia trazem novas responsabilidades, especialmente para os professores do Ensino Fundamental e Médio, os quais são muitas vezes, a única fonte de consulta e esclarecimento dos estudantes. Dessa forma, o professor deve estar bem preparado e informado para subsidiar discussões pautadas em fundamentos científicos e assim preparar o estudante para exercer a cidadania . Sabe-se que a metodologia de trabalho adotada pelas escolas brasileiras em geral é baseada em aulas expositivas- discursivas. O resultado disso, muitas das vezes, são estudantes cada vez mais desmotivados e indisciplinados. O presente trabalho tem como objetivos contribuir para a divulgação da ciência, em particular da Histologia, e inclusão sociocultural dos estudantes das escolas públicas de Diamantina e região, e ainda proporcionar aos graduandos a vivência em escolas, como possíveis locais de atuação profissional. Após o consentimento da direção das escolas, foram realizadas atividades no formato de oficinas, jogos didáticos, demonstrações de modelos tridimensionais de células e tecidos, confecção de modelos com massa de modelar e práticas de microscopia. Foram atendidos 320 estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas das cidades de Diamantina e Couto de Magalhães de Minas. De acordo com os registros durante as oficinas, relatos verbais e mesmo a participação de forma interessada da grande maioria dos estudantes nas atividades, podemos notar o impacto positivo deste trabalho no sentido de despertar nestes estudantes o interesse pela ciência e estimular o pensamento científico. Aos graduandos, as atividades nas escolas possibilitaram o contato direto com os estudantes na sala de aula e a oportunidade de adquirir experiência para o ensino. Pretendemos ainda dar continuidade às atividades deste trabalho em outras escolas para que um número maior de estudantes seja atendido, entre elas no município de Inhaí e demais localidades.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros