Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: Paula Patrícia Osório Oliveira (Autor)
Gleice Tatiane Barros Silva (Co-Autor)
Débora Alfaia da Cunha (Orientador)
Título
OFICINAS DE MANCALA PARA A EDUCAÇAO CULTURAL: Semeando a cultura afro-brasileira na escola
Palavras-Chave
Ludicidade. Mancala. Cultura Afro-brasileira
Resumo
O pôster apresenta as oficinas de Mancala ministradas para atuais e futuros professores. A oficina vincula-se ao projeto de extensão Educação e Ludicidade Africana e Afrobrasileira (LAAB), do Campus Universitário de Castanhal/UFPA, voltado à valorização do patrimônio negro na escola de Educação Básica. O objetivo da oficina é propor estratégias lúdicas para o ensino da cultura africana, tendo o jogo de Mancala como foco. Mancala é uma denominação de uma família de jogos de tabuleiros cavados, jogados no estilo de semeadura, surgida na África, mais ou menos entre 3.500 e 4000 anos atrás. Pela sua antiguidade é considerado um dos jogos mais velhos do mundo. O jogo ritualiza o trabalho agrícola, uma vez que os tabuleiros eram originalmente buracos cavados na terra, bem como o movimento do jogo simula a distribuição de sementes sobre o solo. Na atualidade, o Mancala é jogado em diversas partes do mundo e possui mais de 200 variações. Fora do Brasil, os campeonatos de Mancala são utilizados para valorização da cultura negra, uma vez que este jogo permite debater sobre aspectos históricos do Continente Africano. No Brasil o Mancala ainda é pouco utilizado pelos professores devido, entre outros fatores, a pouca divulgação e capacitação para o jogo. Assim, a oficina busca contribuir para a difusão do jogo e para a efetivação da Lei 10.639/2013, que tornou obrigatório o ensino da Cultura Afro-Brasileira na escola. Do ponto de vista metodológico, a oficina se organizou a partir de pesquisa bibliográfica e oficinas de capacitação no jogo para os bolsistas do projeto. Após coleta e capacitação, foram organizadas apostilas com sequencias didáticas a serem trabalhadas nas oficinas. Tais oficinas foram ministradas em escolas do Ensino Fundamental, comunidades quilombolas e para alunos das Licenciaturas. A avaliação dos participantes indica a satisfação com a aprendizagem dos jogos e ratifica a contribuição do Mancala para o contato positivo com a cultura Afro-brasileira
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