Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal de Juiz de Fora |
AUTORES:
Fernanda da Silva Castro (Autor) Maria Eduarda de Paula Costa (Co-Autor) Rafaela Aparecida Medeiros de Almeida (Co-Autor) |
Título |
ESCOLA E LETRAMENTO: OBSERVAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO EM LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
Palavras-Chave |
LETRAMENTO; LEITURA; ENSINO FUNDAMENTAL |
Resumo |
Introdução O objetivo do estudo é investigar a capacidade de decodificação de alunos do 6º ano do ensino fundamental a partir da solicitação de leitura em voz alta. O principal referencial teórico adotado é o conjunto das chamadas habilidades de decodificação relacionadas por Delaine Cafiero (2005). Segundo a professora, esse é o primeiro agrupamento de habilidades necessárias e fundamentais para desenvolver a fluência na leitura. Material e metodologia Foram realizados dois testes em uma turma de 6º ano do ensino fundamental: a leitura gravada de dois textos literários distintos. As duas habilidades analisadas foram: capacidade de decodificação e fluência na leitura (BRASIL, 2008). Em seguida, os alunos responderam um questionário sobre suas práticas de leitura e a importância da mesma no âmbito individual escolar. Resultados e discussões A leitura em voz alta dos alunos demonstrou que sua proficiência leitora ainda está em processo. É preciso investir no trabalho com a leitura e continuar ensinando a ler mesmo no segundo segmento do ensino fundamental. As capacidades de leitura não foram consolidadas nas etapas escolares anteriores. O ensino de leitura sistematizado e continuado deve contemplar todos os gêneros discursivos, para a promoção da consolidação do processo de alfabetização e ampliação do processo de letramento. Conclusão A não consolidação do processo de leitura implica na incapacidade de domínio do sistema linguístico. Isso compromete seu desempenho de comunicação através dos diferentes gêneros discursivos. Entende-se que um planejamento docente que trabalhe as habilidades de leitura é uma iniciativa imprescindível para o avanço das capacidades anteriormente investigadas. Referências BRASIL. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem, 2008. CAFIERO, Delaine. Leitura como processo: caderno do professor. Belo Horizonte, 2005. |