Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Nathalia Costa Gonçalves (Autor)
Carolina Godim Accioly da Silva (Autor)
Ingrid da Veiga Sovat (Autor)
Priscila Linhares da Silva (Autor)
Warley da Costa (Co-Autor)
Título
Ingresso ao ensino superior: expectativas dos alunos do ensino médio da rede pública.
Palavras-Chave
Escolha, influência e acesso.
Resumo
O PET-Conexões de Saberes e Identidades é um grupo de extensão formado por estudantes universitários de origem popular (EUOP) dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras e Pedagogia e a tutora Warley da Costa, tendo um de seus principais objetivos, articular ensino, pesquisa e extensão realizando atividades de diálogos e elaboração de oficinas. A partir dessa visão, o grupo ofereceu oficinas em escolas públicas, visando uma troca de conhecimento com estudantes de Ensino Médio. Uma dessas oficinas foram apresentadas na Rocinha, em formato de palestra dinâmica, as formas de acesso e permanência, a importância e funcionalidade do ENEM e as IES do Estado do Rio de Janeiro. Criando um diálogo com os alunos a partir de suas dúvidas e escolhas, foram distribuídos dois questionários. No primeiro, traçou-se o perfil socioeconômico, escolha de curso, instituição e o seu nível de informação sobre o ensino superior, no segundo era avaliada a metodologia da oficina. A partir da coleta de dados, procuramos responder: (a) quais são os alunos de origem popular? (b) quais são os alunos que optam por um curso na área de humanas? (c) a condição socioeconômica do aluno influencia na sua escolha de curso? No total, 67 alunos responderam aos questionários e 47 deles, pretendem ingressar no ensino superior. Cerca de 18,1% dos alunos são de origem popular (onde 28,3% não souberam informar sua renda familiar). Entorno de 29 alunos optaram por um curso na área de humanas e 90,3% deles têm a renda familiar de até 1,5 salário. Em uma análise do grupo, observamos que o local onde os estudantes moram, estudam e a renda familiar poderiam ter um peso considerável na escolha do aluno em um curso universitário. Aqueles com renda de até 1,5 salário tenderam a optar por cursos nas ciências humanas. O grupo se viu refletido nesses alunos, por também ser oriundo de origem popular, e constatou que o acesso à informação desperta o interesse em ingressar no ensino superior.
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