Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

AUTORES: Jáliton Luiz Souza Ferreira (Autor)
Irene de Fátima Timoteu Silva (Autor)
Maria Aparecida Souza Brito (Autor)
Angela Regina VIdoni (Autor)
Yuri Elias Gaspar (Orientador)
Título
Incidência da cultura na formação da pessoa: realização de oficinas culturais com crianças abrigadas em Diamantina - MG
Palavras-Chave
Psicologia da Cultura, Fenomenologia, Oficina Cultural.
Resumo
Diante do reconhecimento da vivência crítica da cultura como ocasião propícia de subjetivação, empoderamento e inserção social, objetivamos descrever e analisar ações desenvolvidas no projeto “Psicologia, Cultura e Formação da Pessoa” que visa a fomentar experiências vitalizadas da cultura que incidam no processo de formação da pessoa. Para tanto, embasando-nos na perspectiva da Psicologia da Cultura de orientação fenomenológica, realizamos oficinas culturais semanais de arte e leitura com crianças abrigadas numa instituição em Diamantina durante um ano. Além disso, realizamos passeios guiados ao museu e à universidade e mostra cultural com os produtos e expressões culturais gerados nas oficinas. Como resultados, reconhecemos como questões institucionais podem dificultar a concretização do projeto, mas a adesão de pessoas-referência da instituição facilita na sustentação do mesmo. Diante da resistência inicial das crianças em aderir às atividades, percebemos o quanto o estreitamento relacional e interpessoal com os oficineiros amenizou esta resistência e criou laços de confiança e respeito. Compreendemos que, por meio destes laços, concretizou-se dinâmica pedagógica que promoveu cordialidade, respeito às regras e amigos, noção de limites, expressão artística pessoal, reflexão crítica, abertura de horizontes para vislumbrar futuro melhor. Portanto, concluímos que o desenvolvimento de atividades culturais que constroem perspectivas e encurtam os vínculos afetivos são fundamentais para permitir processo de formação pessoal, especialmente com sujeitos em situação de vulnerabilidade social que muitas vezes não avistam um horizonte de possibilidades para si.
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