Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: Athayse Raiana Wanzeler Teles (Autor)
José Orlando Ferreira de Miranda Júnior (Orientador)
Dihelen Ribeiro Pinheiro (Autor)
Jacigraça Sepeda Costa (Autor)
Título
Banco de Atividades Pedagógicas em Língua Portuguesa para Alunos Surdos
Palavras-Chave
Língua Portuguesa – Alunos Surdos - Ensino
Resumo
Este projeto caracteriza-se como uma proposta pedagógica para a atuação de professores de Língua Portuguesa vinculados a SEMED, que atuam de 6º ao 9º ano que podem ou não ter alunos surdos matriculados nas escolas municipais, em acordo com o que diz a legislação vigente acerca da Educação de Surdos. As formações ocorrem no ano de 2016, vinculada ao projeto de Extensão da Universidade Federal do Pará em parceria com a SEMED, cujos objetivos são: realizar Oficinas e Palestras sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos com a intenção de possibilitar a inserção dessa temática na prática cotidiana das escolas do campo e da cidade do Ensino Fundamental do Município de Cametá compreendendo seus 09 distritos. Visa contribuir com a formação continuada dos professores e estudantes universitários envolvidos nas ações do projeto, verificando articulações necessárias entre as práticas desenvolvidas nas escolas e as oficinas realizadas pelo projeto. Traz como pressupostos metodológicos estudos sobre as diretrizes e práticas de inclusão, para elucidar os parâmetros dessa modalidade educativa no contexto da educação básica e do ensino superior. Em vista disso, esperamos com as ações do referido projeto, possibilitar aos professores da rede pública sistematizar seus métodos de ensino voltando-os para o ensino e aprendizagem do aluno surdo, pois o professor precisa de formações para aprender/re-aprender e/ou adaptar as atividades para a educação inclusiva, com o intuito de fazer com que o surdo não seja tratado, dentro do âmbito escolar como um aluno que tem uma deficiência biológica ou que não tenha condição de aprender um conteúdo. Por fim, ao término das oficinas e eventos organizados pelo projeto, objetivamos materializar as atividades realizadas em um livro com todas as atividades desenvolvidas por todos que integram o projeto de extensão, como forma de resultados do projeto e como um instrumento a ser entregue em todas as escolas municipais para auxílios dos professores.
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